10 de junho de 2013

NEVE 2013

E se, em 2012, a temporada de neve demorou para começar, parou e voltou, este ano, a boa notícia é que começou cedo e a todo vapor: cheia de boas promoções!


A chuva veio antes, forte (o que não é comum) e, com ela, a tão esperada neve.


As grandes estações de esqui já estão abertas e todas procuram trazer novidades para a nova temporada. Sorte dos turistas!

Para acessar os sites oficiais das estações, basta clicar no respectivo nome.



A principal e mais turística estação chilena já abriu e chega a 2013 com novidades: os pequenos, a partir de 4 anos, tem aulas de snowboard.

Os sites Viaje na Viagem e Viajando com Pimpolhos já contaram tudo: clique aqui , aqui e aqui para ver os detalhes.




Tubing: boias gigantes neve abaixo!
Foto: site Farellones
Com seu Parque de Montaña, destaca-se pela oferta de atividades paralelas e divertidas para quem não pretende esquiar.

O tubing, uma das principais atrações desta pequena estação, que faz parte do complexo de El Colorado, teve suas pistas duplicadas (são 20 agora!), e seu horário de funcionamento será ampliado durante as férias de inverno – lembrando que só são permitidas crianças a partir de 1 m de altura.


Crianças com as "raquetas de nieve"
Foto: site Farellones
Em 2013, além do tubing, será oferecida uma nova modalidade de trekking com RAQUETAS DE NIEVE, ou sapatos de neve, que encaixam nas botas normais e você sai andando por lindas paisagens – as crianças também estão incluídas neste programa, pois há trilhas mais leves.


Dois novos restaurantes foram inaugurados, bem ao gosto da criançada: um com pizzas e empanadas (WoodStop Rocking Pizzas) e o outro, Clodet, oferece os famosos sanguches chilenos, uma boa oportunidade de provar o tradicionalíssimo sanduíche Barros Luco.

Farellones continua com a MINI ESCUELA para as crianças entre 5 e 10 anos, onde elas podem passar o dia inteiro esquiando (com lanche) ou meio período – detalhes aqui.




Foto da abertura da estação
Site: Nevasport.cl
Abriu em 03/06/2013 e lotou!!! 

Mas estão mantendo apenas algumas das pistas abertas, pois o sol voltou a brilhar forte derretendo a neve...










A abertura está prevista para o próximo 14/06/2013, com a chamada “marcha blanca”, ou seja: ENTRADA GRÁTIS O DIA INTEIRO!

A estação está inaugurando um novo hotel, com capacidade para 400 pessoas: ALTO NEVADOS.



Foto: site Portillo
Anunciada abertura em 22/06/2013, com desconto de 15% até 29/06/2013.

A estação tem um novo “kid’s corner” com vários brinquedos para distrair os pequenos fora da neve. Além disso, tem uma programação cultural interessante: teatro de marionetes, oficinas de arte e circo entre outras atividades.

Snowtubing
Foto: site Portillo
Também tem o trekking com “raquetas de nieve, uma atividade que não requer experiência, e snowtubing para os pequenos.

Além disso, em julho, haverá as chamadas “Family Weeks”, com atividades para diferentes idades, visando entreter a família toda em suas férias de inverno.

Mais coisa boa: em semanas específicas da temporada de inverno, crianças de 4 a 11 anos, NÃO PAGAM! Nadinha: esqui, refeições e hotel. Bom, né?!?

Anote as datas: 22 a 29/06; 31/08 a 07/09 (olha nosso feriado aí!), 7 a 14/09 e 14 a 21/09/2013. Na semana final de 28/09 a 05/10/2013, serão duas crianças grátis por família! ;)




Está prevista para abrir em 21/06/2013. Tem a MINI ESCUELA para crianças entre 6 e 12 anos, que são agrupadas de acordo com sua habilidade o esqui - detalhes, aqui.





Clicando aqui neste post, você pode ter uma ideia geral do perfil das principais estações chilenas e escolher a sua “praia”.



Bom, estas são as boas notícias: muita neve e muitas promoções!!!

Mas é sempre bom ficar alerta, pois, como a temperatura tem subido rápido estes dias, a neve já começou a derreter, trazendo o risco de começar o “abre/fecha” das estações.

Além de acompanhar as estações através de seus sites e redes sociais oficiais, o site NEVASPORT.CL traz as últimas notícias e, agora, tem versão em português aqui.



O cenário está bem animador pra quem tem viagem marcada para junho e nem tinha muita esperança do encontro com a neve. Aproveitem!!!


31 comentários:

  1. Olá, estaremos chegando no Chile em 15/07 e estou montando meu roteiro pelas duas dicas. Iremos eu,meu marido e meu filho de 4 anos. Fechei o motorista privativo com a sua indicação, a Vips Travel. Eles fazem Valle Nevado, Colorado e Farellones. Fiquei com uma dúvida, quando chegamos nas pistas temos que pagar mais alguma coisa? Ou só se quisermos esquiar?
    Como vou com uma criança a ideia inicial é só o visual e ele conhecer neve. O que acha?
    Amo suas dicas! Seu blog é maravilhoso! Parabéns!
    Muito obrigada!
    Beijo
    Ione e Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ione e Ricardo!

    Primeiro, obrigada pelos elogios :)

    Só deve ter havido algum engano quanto à minha indicação, acho que vc deve ter visto em outro lugar, pois eu nunca usei este tipo de serviço. Mas realmente, ir com uma agência é a melhor alternativa, pois não recomendo dirigir na neve. Quando voltarem, me contem como foi, aí posso indicar para os leitores!

    Se não for entrar na estação, não tem que pagar. Farellones, por exemplo, tem uma área externa cercada, na extrema direita de quem entra, onde dá para brincar bem: guerra de neve, boneco e afins. Se vc conseguir com a agência um daqueles trenozinhos para criança fica perfeito!

    Se seu filho tem mais de 1metro (acho que 4 anos ainda não tem, né? Me perdi...), recomendo demais o tubing em Farellones. Veja os preços aqui neste link da estação: http://www.elcolorado.cl/farellones/esp/ticket-dia-farellones/

    Boa viagem e me contem depois!
    Bjs,
    Cinthia

    ResponderExcluir
  3. Tô tão tristeeeeeee :( Buá buá buáááááá!!!! Dia 23 a 30/08 estaremos no Chile pra ver neve mas pelo que ví não vai rolar nadinha dessas coisas legais nesse período... poxaaaa... Eu achei que tinha escolhido a melhor data mas já tô ficando assustada, será que ainda vai estar animado quando a gte chegar?
    Iremos: Eu, meu filho (que estará com 2 anos e meio em agosto) e meus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, Aninha?!? Todas as atividades continuam até o fim da temporada!

      Talvez você esteja falando das promoções que não vai pegar, mas na época em que vc irá os preços já estarão menores naturalmente, pois é baixa temporada.

      É um ótimo período para visitar a neve sim!!!!

      Excluir
    2. Êêêêêê!!!!! Que bom!!! Vc merece ganhar um prêmio pelo blog! Parabéns! Obrigada por todas as informações, bjos!

      Excluir
  4. Oi Cinthia, parabéns pelo blog!! Estamos indo a Santiago com filhos de 14 e 5 anos, na próxima semana, vc recomendaria só Farellones ou Portillo, ou devemos ir ao Valle Nevado tb? A intenção é passar o dia e brincar com as crianças na neve. Alguma recomendação de empresa? Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeorgette,

      Se é só para passar o dia e brincar, minha sugestão é Farellones, pois é a estação mais próxima. Nela, há outras opções de diversão, além do esqui, como mostrei acima.

      A estação oferece transporte por $12.000 ida/volta (cerca de R$ 48) a partir de Las Condes - confira no site deles aqui: http://www.elcolorado.cl/farellones/esp/como-llegar/

      Nunca usei serviço de agência, mas uma leitora do blog indicou a SKIVAN (e teve uma péssima experiência com a Skitotal).

      No final deste post aqui, há links para várias outras:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/search/label/neve
      As maiores agências chilenas são Turistik e Turistour.

      Obrigada pela visita!
      bjs
      Cinthia

      Excluir
  5. Olá Cintia,
    Parabéns pelo blog.
    Estou indo para o Chile agora nas férias de julho, na segunda quinzena, vou eu, meu marido, meu sobrinho de 22 anos e minha filha Maria Eduarda de 9 anos.
    Gostaria de saber de vc como funcionam essas lojas para aluguéis de roupas e equipamentos que vc mencionou, para alugarmos antes de subir para a estação.
    Essas roupas e equipamentos são devolvidos no mesmo dia?
    E gostaria também de saber de vc, algumas dicas de diversão para Maria, pois pelo que vc postou, sua Sofia de divertiu muito né?
    Aguardo um contato seu.
    Obrigada pela atenção.
    Um abraço, Cristiani.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiani!

      Na av. Apoquindo, por onde obrigatoriamente se passa para subir às estações, tem uma loja após a outra! Algumas até com bandeira brasileira. Paramos em uma qualquer e alugamos as roupas. Dependendo de como vc for, talvez os equipamentos seja melhor alugar lá em cima pra não ficarem lotados de coisas...

      Vc define o tempo que vai ficar com as coisas.

      Se for com agência, vc pode alugar tudo com eles, acho que facilita.

      Bom, diversão na cidade não falta, o blog é basicamente sobre isto! Imperdíveis são Museo Interactivo Mirador e Kidzania- ótimos para o frio, pois são fechados.

      Quanto à diversão na neve, vale dar uma olhada nos site da estação para onde vão (links acima) e descobrir o que mais interessa a vcs.

      Obrigada pela visita!
      Cinthia

      Excluir
  6. Para quem for conhecer Farellones/Colorado...estive em 23 de junho de 2013 lá...e nevou kilos..... :-) Bom proveito para os proximos visitantes..

    ResponderExcluir
  7. Detalhe...minha filha de 6 anos adorou Farellones...principalmente o Tubbing...faz a alegria de muitos.... !!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cintia, nós acabamos de voltar do Chile, fomos com meu filho de 4 anos. Se precisar de alguma informação sobre a nossa experiência eu conto com todo gosto. Fiz um post pessoal no meu blog, se quiser usar alguma imagem ou o que precisar estou a disposição, adorei seu trabalho com o blog! =)
    http://blog.carolina.fot.br/ferias/ aos poucos eu vou fazer o post com as outras cidades! adoramos o Chile, mais uma vez parabéns! E parabéns pela boneca da sua filhota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superobrigada pelo carinho, Carolina!

      Amei conhecer seu blog e as fotos da sua viagem estão incríveis!!!

      Vamos combinar sim para dividir sua experiência com os leitores de Chile para crianças. Todos vão amar!

      bjs e obrigada!
      Cinthia

      Excluir
  10. Olá, eu vou pra SantIago de 5 a 12 de outubro com meus filhos de 6 e 8 anos, nós gostaríamos de esquiar. Você sabe se nessa época tem neve? E será que compensa ficar uns dias em Farellones ou alguma das cidades vizinhas? Obrigada... Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra,
      Pode ser que ainda tenha, mas é uma data mais arriscada - em especial para Farellones, que é uma estação mais baixa. Acompanhe através do site da estação.

      Como vc tem tempo, sugiro uma esticada a Valparaíso/Viña del Mar.
      Veja neste roteiro aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/01/uma-semana-no-chile-com-criancas.html

      Abs,
      Cinthia

      Excluir
  11. Vc indicaria tbm para fevereiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não entendi bem a pergunta, mas vou tentar:

      sim! Recomendo Chile também no verão. Veja este post aqui:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/10/15-bons-motivos-para-curtir-o-chile-no.html

      Já se for pela neve, só durante o inverno, de julho a setembro.

      Abs
      Cinthia

      Excluir
  12. Oi Cinthia, estamos lendo bastante as suas dicas!!!
    Somos duas esquiadoras, mas vamos ao Chile com a filha de 2 anos e 8 meses, quero muito mostrar a neve para ela e brincar... Chegamos em Santiago dia 10 de outubro (em uma semana!). Tentei ler os sites das estações, vi que a temporada termina esta semana. Vc saberia dizer se ainda é possível brincar na neve nessas estações quando a temporada já terminou? Ainda deve ter neve em Farellones? E na idade da filhota, ela seria barrada de qualquer forma (muito novinha?)? Alguma sugestão??
    Tenho outra pergunta sobre as vinícolas kids friendly tb... mas vou postar no seu post certinho já...

    Muito obrigada!
    Abraços,
    Isabel (SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel!
      Desculpe a demora... É bem arriscado, pois está no limite do fim. Só mesmo acompanhando pelos sites das estações. Como Farellones é a mais baixa, deve fechar antes das outras. Não, ela não seria barrada. Há outras possibilidades de diversão, além do esqui.
      Abs
      Cinthia

      Excluir
  13. Flor, em Dezembro, início, tá bom de visitar as estações de ski??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Renata!

      Dezembro é pleno verão.... Neve só de julho a setembro.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Oi Cintia!!!! vou para o Chile em julho de 2014, com marido e 2 filhos ( 8 e 10 anos) ja estou pesquisando algumas dicas e adorei o seu blog, gostaria de saber de vc, vamos passar 6 dias, é melhor dormir no vale nevado ou ir so para farellones? quais as vantagens e desvantagens? obg bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henia!

      Difícil esta resposta, pois depende muito do perfil da família. Minhas impressões sobre as estações estão neste post aqui http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/03/neve.html

      E as atualizações neste outro aí em cima.
      Se querem passar 6 dias esquiando, melhor escolher uma estação e se hospedar nela- ir e voltar para Santiago todos os dias é muito cansativo.

      Farellones é menor e tem mais opções de diversão além do esqui. Para um intensivão de esqui, talvez seja melhor Valle Nevado.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  15. Olá!
    Estou planejando visitar o Chile (Santiago) entre o final de julho e início de agosto. Vou com minhas duas filhas (2 e 4 anos) e a idéia é só ver e brincar na neve. Qual seria o melhor lugar para conhecermos e por quanto tempo ficar na área?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo!

      Para brincar, minha recomendação é Farellones: é pequena, mais perto de Santiago e tem outras opções de diversão além do esqui.
      Quanto ao tempo para lá, depende se já conhecem Santiago, do prazo da sua viagem... Se não conhecem a cidade, sugiro dedicar alguns dias a ela, tem muitas atrações para crianças. Diria que uns dois dias para Farellones estariam de bom tamanho, mas tb é bem viável um bate-volta.
      Veja como foi nosso passeio por lá:

      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2011/09/hola-nieve-mucho-gusto-conocerla.html

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Bom dia, estou indo para o Chile em Outubro e vou para valle nevado dia 07/20/2014
    existe a possibilidade de ver a neve?? eu nao pretendo esquiar nao apenas ter contato com a neve mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Retificando a data 07/10/2014

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!