28 de fevereiro de 2013

DOCUMENTOS PARA VIAJAR COM CRIANÇAS AO CHILE


Continuando nas dicas “burocráticas”, o post de hoje traz uma orientação preciosa para quem vai viajar com criança para o Chile sem um dos pais.
 
 



A maioria já sabe que, para as autoridades brasileiras, os pais devem se dirigir a um cartório e fazer uma AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM DE MENOR, assinada e com firma reconhecida (2 cópias).
Modelo de formulário de autorização - link no final do post
 
Caso o pai não possa ou não queira dar a autorização, deverá ser obtida autorização judicial junto ao Juizado de Menores de sua cidade.
ATUALIZAÇÃO ABRIL/2014: "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 131, alterou os procedimentos para a autorização de viagens de crianças e adolescentes ao exterior. Pela nova regra, o reconhecimento de firma nas autorizações de pais ou responsáveis não precisa ser feito na presença de tabelião, passa a se dar por semelhança com o reconhecimento de firma já registrada em cartório.
O texto também dispensa a inclusão de fotografia da criança no documento que autoriza a viagem." 

Fonte: site Conselho Nacional de Justiça - link completo aqui.

Agora, facilitou um pouquinho :)

Aqui ainda tem o link para uma cartilha bem didática e útil. Confiram!
 

Agora, e para ingressar no Chile e voltar de lá apenas com um dos pais???

A PDI (Policia de Investigaciones, equivalente a nossa Polícia Federal) não aceita documentos em português.

De acordo com orientação que recebi do Consulado chileno no Brasil, antes de viajar, você deve levar esta mesma AUTORIZAÇÃO ao consulado chileno de sua cidade para legalizá-la.

Por força do Acordo de Isenção de Tradução de Documentos Administrativos para fins Migratórios no Mercosul, bastará esta legalização do documento, não sendo exigida a tradução.

Para o processo migratório no aeroporto, eles pedem o documento original e três cópias simples. Aliás, a Polícia Federal brasileira também pede cópias, portanto, arme-se delas para agilizar tudo!

No caso de falecimento de um dos pais, é necessário levar a certidão de óbito, também legalizada junto ao consulado chileno no Brasil, e em três cópias.

 
As crianças precisam ainda de um documento com foto (identidade ou passaporte): somente a certidão de nascimento não vale por estar em português!

O procedimento vale para todos os menores de 18 anos.

 Clique aqui para encontrar os endereços dos consulados chilenos no Brasil.

Como todo este processo pode ser um pouco demorado, melhor se planejar e começar bem antes da viagem.

 
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro recomenda também que, no dia da viagem, você se apresente nos guichês de fiscalização migratória da Polícia Federal, com razoável antecedência ao horário previsto para embarque, pois a análise dos documentos leva um tempo.

Como existe um tratado internacional do Brasil com Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, é possível ingressar nestes países somente com identidade, desde que em bom estado e foto que permita o reconhecimento da pessoa. O passaporte pode ser dispensado. Isto vale tanto para adultos como crianças.


Espero ter ajudado a evitar transtornos com autoridades chilenas, que são extremamente rígidas e nada simpáticas...  ;)

 

Mais detalhes, você econtra nestes links:


Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Neste link aqui tem inclusive o modelo de autorização brasileiro que ilustrei acima.

112 comentários:

  1. Tenho acompanhado seu blog, e tem sido muito valioso para o planejamento de minha viagem ao chile com minha filha. Parabéns!
    Minha dúvida é: Como vou viajar sem a companhia do pai, aquela autorização registrada em cartório não é suficiente? Liguei para o consulado me informaram que precisa registrar o documento no Itamaraty e no consulado, sabe se isso procede? Não achei nenhuma informação na net sobre o assunto. Grata. Emy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emy,

      Esta informação está justamente no texto acima. Vc deve validar a autorização feita no cartório brasileiro no consulado chileno da sua cidad antes de ir.
      Isto é necessário para sair do Chile com a criança já que o documento oriinal está em poruguês. Entrei em contato com o próprio consulado a respeito.

      Obrigada pela visita!
      Cinthia

      Excluir
  2. Olá!
    Estou com o mesmo problema, vou com meu pequeno para chile em agosto, o pai autorizou. Você teve q passar pelo itamaraty antes de ir ao consulado chileno para validar a autorizacao?? Eu mesma poderei ir ao consulado para fazer a legalização ou somente o pai?
    Obrigada
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula,

      Vc valida a autorização no consulado chileno da sua cidade - isto é necessário pq ela está em português e a polícia chilena não vai aceitá-la na saída do país.

      Só não sei se o pai tem que estar junto, melhor entrar em contato com eles diretamente.

      Abs
      Cinthia

      Excluir
    2. Cinthia / Ana Paula,

      Estou indo para o Chile com meus filhos, sem a companhia da mãe, no final de junho/13. Tive que fazer os seguintes passos:

      1- Autorização de viagem de menor ao exterior da Polícia Federal do Brasil, em duas vias, autenticadas e com cópias dos documentos anexas;

      2- Fui ao Consulado do Chile em SP e lá foi emitida uma autorização de retorno para as criancas, que deve ser emitida na presença dos pais;

      3- Ao chegar em Santiago, deveremos comparecer ao Ministério de Relações Exteriores do Chile (La Moneda) para que a autorização do Consulado passe por um reconhecimento de firma do Consul do Chile no Brasil. Este reconhecimento é feito na hora em Santiago e não custa nada. A emissão da autorização pelo Consulado no Brasil também é feita na hora e custa USD 16.00.

      Excluir
    3. Obrigada pela atualização, Romeu!
      O consulado não havia me informado sobre esta etapa final em Santiago. Vou atualizar o post!
      Gracias :)

      Excluir
  3. Ola,

    Para complementar....Estou no Chile a trabalho e vieram me visitar, a minha esposa e filha durante um fim de semana. Segue os passos que fiz:
    - Autorização de viagem de menor ao exterior da Polícia Federal do Brasil, conforme no inicio deste post. Autenticada em cartorio e fiz 3 copias simples. Foi entregue a original na PF brasileiro no Aeroporto.
    - RGs atualizados da mãe e filha. Pedi para atualizar, pois o da mãe merecia uma atualização...rs.
    - Ao chegar ao Chile , no PDI (Policia Federal Chilena) do Aeroporto, foi somente checar os RGs e os formularios de entrada no País preenchidos ( o qual é entregue pela companhia aerea). Eles devolvem uma via deste formulário para o turista. NAO DEVE PERDER ESTA VIA DE JEITO NENHUM.!!!
    - Para sair do País (Chile), foi só apresentar os RGS da mãe e filha e segunda via (o que acabei de comentar acima).
    - E eu fiquei....mas foi um otimo fds com direito a ZOO e Neve em Farellones (alias...nos encantou muuuito....com sol e depois nevasca...).

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Marco, sua esposa teve que comparecer ao Consulado chileno, ou foi somente com a autorizacao da PF??
    É muito confuso, em nenhum lugar oficial tem esse tipo de informação. Apenas falam da autorizacao PF.
    O Consulado do chile diz q precisa ainda ir ao Itamaraty e só depois comparecer no consulado. Quem?? Pai e mãe juntos???
    Fica complicado.
    Romeu, você já viajou?? Como foi?
    Cinthia, desculpe alugar você e seu blog.
    Muito obrigada
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Ola,

    Para o meu caso, náo houve a necessidade de ir ao consulado Chileno.
    - Na ultima visita a SP, fiz a Autorização de viagem de menor ao exterior (conforme já explicado acima) e fiz autenticação e reconhecimento de firma em um cartório em SP.
    - Retornei a Chile e aguardei eles chegarem para o fim de semana.
    - Minha esposa apresentou e entregou a autorização assinada por mim e reconhecida em cartório para a PF em no Aeroporto em SP. Uma cópia ficou com a minha esposa. (Faça pelo menos 2 copias antes de viajar).
    - Na PDI (Chile), foi só apresentar os RGs e devolvem uma via de entrada no País.
    - Na sáida do Chile (da minha esposa e filha) foi apresentar cartão de embraque, a segunda via de entrada e os RGs.
    - Eu não voltei com eles.

    Perguntei ao funcionário do PDI se era necessário autorização de Consulado coisa tal...me disse que não, pois se ambas entram no País juntas as mesmas podem sair tranquilamente com a autorização de entrada/saída que a PDI te entrega.
    Creio q a confusão que está sendo gerado, é no caso em que se Pai, Mãe e filho viajam e ao retornar somente voltam Dois. Nesse caso, é outro procedimento, conforme explicado acima.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superobrigada pela consultoria, Marcos!
      Cada caso é um caso! As orientações acima me foram dadas pelo consulado chileno aqui do Brasil.

      Muito obrigada pela ajuda!
      Cinthia

      Excluir
  6. Olá à todos! Um esclarecimento apenas, meu marido vai com as crianças primeiro e eu vou dias depois. Voltaremos todos juntos, neste caso preciso apenas providenciar a autorização para a saída do Brasil, certo? Muito obrigada! Juliana

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cinthia!
    Bem segui seus conselhos e ja estou com a autorização devidamente chancelada pelo consulado.
    Talvez seja repetitivo, mas é bom para ratificar.
    Depois de conseguir a autorização com o pai de meu filho, me dirigi ao Itamaraty (sim, é necessario validar o documento junto ao Itamaaty, é exigencia do consulado chileno)e validei a certidao, nao custa nada. O Itamaraty aki do Rio ainda vale a visita, lugar muito bonito.
    Depois, me dirigi ao consulado do Chile (PRaia do Flamengo), estava lotado por conta do fim da JMJ, varios chilenos sem documentos... Não havia atendimento externo nesta semana, mas a funcionaria "quebrou meu galho", mesmo sem pedir me mandou fazer o deposito junto ao banco Santander... Quando voltei ao consulado alguns minutos depois, ela me disse q levaria uma semana pra ficar pronto... Foi ai que dei uma chorada e ela, com boa vontade, chancelou a autorizacao.
    Deu um pouco de trabalho, algumas horas perdidas, mas o que importa é que o documento está validado e assim nao terei problemas pra voltar com meu filho.
    Podemos ate contar com a sorte e evitar esse passo a passo, eu achei melhor seguir os conselhos do blog e acertei tudinho desde ja.
    Muito obrigada pelas dicas, Cinthia.
    Inté
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ana Paula!
      Obrigada pelo retorno.
      Melhor prevenir-se mesmo, pois as autoridades chilenas são super rígidas e não tem "jeitinho", não...

      Boa viagem e depois volta aqui pra contar!

      Cinthia

      Excluir
  8. Olá Cinthia, estamos programando uma ida ao Chile e temos umas dúvidas quanto a documentação de crianças menores. Tenho 3 filhas, sendo 2 delas filhas de pai falecido e a outra filha do meu atual casamento. Adianto que vamos tirar todos os 3 passaportes. Será necessário 'legalizar' junto ao consulado chileno no Brasil as certidões de nascimento e de óbito??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a certidão de óbito. Conforme está no texto acima:
      "No caso de falecimento de um dos pais, é necessário levar a certidão de óbito, também legalizada junto ao consulado chileno no Brasil, e em três cópias."

      Excluir
  9. E se acompanhado de ambos os pais, minha filha de 3 meses pode viajar somente com certidão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen,

      Aqui no site do ministério de relações exteriores chileno, eles falam de apresentar a certidão com 3 cópias simples.

      http://www.minrel.gob.cl/prontus_minrel/site/artic/20080619/pags/20080619154040.php

      Mas,como se trata de um documento em português, sugiro perguntar ao Consulado chileno no Brasil antes de ir, assim, vc fica mais segura.

      Excluir
  10. Minha experiência: Acabo de voltar do Chile, cheguei dia 28/12/2013. Fui e voltei com meus filhos, sem o pai.

    1) A autorização de viagem teve firma reconhecida em cartório, carimbada no MRE e chancelada na embaixada do Chile em Brasília.

    2) Ao passar pela PF em Guarulhos, a autorização original ficou lá.

    3) Quando cheguei ao Chile percebi que não tinham me devolvido a autorização original. Preocupei-me muito mas tratei de ligar na PDI do aeroporto. Perguntei quais documentos seriam necessários para voltar ao Brasil. Responderam-me que era necessário somente o passaporte e o cartão de entrada/saída (aquele que deixamos a 1ª via ao entrar e ficamos com a 2ªvia para entregar na saída).

    4) No retorno, ao passar pela PDI, apresentei o meu passaporte e de meus filhos e a 2ªvia do cartão de entrada/saída. A policial apenas perguntou se eu era a mãe. Eu afirmei que sim e pronto!!!

    CONCLUSÃO: Para sair do Brasil é burocrático. Para voltar, tranquilo. Me pergunto se há uma comunicação entre PF e PDI para garantir que, no retorno ao brasil, o responsável pela saída das crianças seja o mesmo a trazê-las de volta. Caso contrário qualquer pessoa poderia trazer meus filhos de volta. :-o

    P.s.: AMO ESTE SITE. ELE SIMPLESMENTE VIABILIZOU A VIAGEM COM MEUS FILHOS. OBRIGADA :-}}}

    Camila de Almeida - Recife - PE - camilapbbr@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Chintia, boa tarde!

    Estou com um grupinho de 35 pessoas para viajarem para o Chile e lagos Andinos, quais documentos são necessários?

    Grata,

    Clécia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clécia!

      Para adultos, os normais: identidade ou passaporte válido.

      Excluir
  12. Atenção. Apenas com intuito de colaborar, houve uma mudança recente. Vale a pena consultar o site.

    http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/infancia-e-juventude/viagem-ao-exterior

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dúvida, levaremos nossa filha de 3 anos por 10 dias p o Chile no próximo mês. Ela tem passaporte q é válido por 3 meses e estará acompanhada dos pais. Será q teremos problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Acredito que não haja problemas pelo que vi no link acima do Ministério de Relações Exteriores do Chile, que reproduzo a seguir:

      "Documentación que deben portar los menores para ingresar a Chile:
      ◾Si el menor ingresa a nuestro país acompañado de ambos padres:
      1.Pasaporte o Cédula de Identidad vigente"

      Ou seja: fala em "vigente", não coloca prazo.

      Para ficar mais segura, melhor consultar o Consulado chileno. Os contatos estão neste link:
      http://www.consulados.com.br/chile/

      Excluir
  14. E se a criança vai e volta sozinha. também precisa traduzir e reconhecer a autorizaçao no consulado chileno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter autorização por escrito de ambos os pais, também validadas (não é traduzida) no consulado chileno.

      Dá uma olhada no link da cartilha do Conselho Nacional de Justiça:

      http://www.cnj.jus.br/images/programas/viagemaoexterior/cartilha%20viagem%20de%20menor%20ao%20exterior%20v2.pdf

      Excluir
  15. Adorei este espaço! Sanei muitas dúvidas.
    Sou divorciada e irei a passeio ao Chile em Abril de 2015. Precisarei da autorização do pai de minha filha que estará com 15 anos na época da viagem.
    Tenho as seguintes dúvidas:
    1- Quanto tempo antes posso fazer isso? Qual o prazo de validade desse documento?
    2- Caso o pai se recuse a assinar terei que ter um pedido judicial, você tem ideia de quanto tempo isso demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nesta, não consigo ajudar. Sugiro consultar um advogado, em especial para a segunda pergunta ;)

      Excluir
  16. Olá, muito bom seu blog.
    Será que pode me esclarecer? Sou maior de idade e pretendo viajar com minha irmã para Santiago, ela possui 17 anos. É realmente necessária a validação do documento da PF no consulado chileno? Moro em Vitória-ES e o consulado mais próximo é no Rio.
    Caso seja preciso validar, será que eu mesmo (irmão) posso levar o documento ao consulado no Rio?
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sugiro consultar diretamente o consulado cchilerj@terra.com.br
      Esta foi a orientação que recebi deles, mas há relatos aqui de gente que foi sem precisar disto

      Excluir
  17. Oi! Tenho uma dúvida: vou viajar para o Chile e quero levar minha sobrinha menor de 18 anos. Como faço já que os pais nela não vão?

    ResponderExcluir
  18. Vale o mesmo procedimento de autorização descrito acima.

    ResponderExcluir
  19. Gente, e no consulado do Chile aqui de Sp, é na hora que eles validam a autorização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Sugiro entrar em contato com o consulado. Como vc pode ver pelos comentários, as pessoas têm conseguido ir sem fazer esta autenticação no consulado chileno.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Oi, gostaria de esclarecer um ponto... Se uma criança estiver viajando com.os pais (pai e mae), eh necessário RG TB ou certidão de nascimento basta? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Oi, gostaria de esclarecer um ponto... Se uma criança estiver viajando com.os pais (pai e mae), eh necessário RG TB ou certidão de nascimento basta? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      RG ou passaporte da criança. Tem que ter foto, certidão não vale.

      Excluir
  22. Vou com o sobrinho de meu marido em um vôo mas os pais dele chegam no mesmo dia em outro vôo. Preciso fazer o mesmo procedimento?

    ResponderExcluir
  23. Se os pais passarem com ele pela Polícia Federal aqui e lá, tanto na usa quanto na volta, não é necessário. Mas se vc for passar sozinha com a criança, precisa sim, Taty!

    ResponderExcluir
  24. Vou com meu filho para o chile no final de julho e já realizei todos os procedimentos listados acima, contudo tenho algumas dúvidas. Quantas autorizações validadas pelo consulado do chile devo ter em mãos? Existe validade para estas autorizações validadas pelo consulado do chile?
    Obrigada
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sugestão é que tenha três cópias: uma para entrar, outra para sair e uma com vc, mas não sei se eles retêm o documento. Não sei quanto à validade, melhor consultar o consulado.

      Excluir
  25. Fui ao Chile em Junho/2015 com meu filho de 11 anos desacompanhado da mãe. Fui com minha esposa no consulado chileno fazer a autorização antes da viagem. Depois, já em Santiago fui reconhecer a assinatura do consul no ministerio de relações exteriores na rua Augustinas pelo do palácio de La Moneda, nesta rua ficam as casas de cambio. Pode aproveitar para realizar este procedimento nos dias que for conhecer as atrações no centro de Santiago ou trocar dinheiro nas casas de cambio. Na hora de voltar para o Brasil, o policial chileno, não sabia do que se tratava o documento, disse que bastava os passaportes. De qualquer forma melhor fazer o documento.

    ResponderExcluir
  26. Quantas cópias você precisou levar do documento legalizado? Eu tenho o documento original e 2 cópias autenticadas.

    Obrigada Valéria

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelas dicas, pois pretendo ir para o chile com minha sobrinha menor e nem fazia ideia do que seria necessário.

    ResponderExcluir
  28. Viajei para o Chile nas férias de julho de 2015 com meus 2 filhos, menores de idade, e desacompanhados da mãe. Apesar de haver muita especulação na internet sobre o que é necessário com relação a documentos e autorizações o que usei foram apenas as nossas 3 identidades (RG), sendo que as das crianças preferi tirar novas por questão das fotos deles ficarem recentes e também levei a "autorização de viagem ao exterior desacompanhado de um dos pais" assinado e com firma reconhecida por similaridade pela mãe deles no cartório de nossa cidade. É necessário 1 autorização para cada um dos filhos em 2 cópias, uma vez que 1 cópia ficará retida na imigração brasileira ao sair do País.
    Para entrar e sair do Chile apenas as identidades(RG) foram pedidas, nada mais!

    Com relação a toda viagem apenas tomem cuidado com pertences deixados dentro dos carros em VIÑA DEL MAR, pois apesar de ter sido avisado pelo pessoal da locadora de carros tivemos nosso carro aberto ( mesmo dentro de um estacionamento) e algumas coisas levadas que estavam no porta malas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Ronaldo!
      Aqui no post está a orientação que recebi do consulado chileno, mas pelo relato das pessoas a prática tem sido diferente, mais simples!
      Valeu!

      Excluir
  29. Estou no Chile com meu sobrinho de menor agora, 23/09/15. O documento ficou retido na PF na saida do Brasil e eu so tinha uma copia. Para voltar ao Brasil preciso de uma copia autenticada? Estou preocupada, volto dia 28/09. Tenho uma copia simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila! Eles não têm pedido nada para sair do Chile. Aproveitem!

      Excluir
  30. Irei para o Chile com meu marido e nossos dois filhos. Iremos todos juntos até Santiago, mas pegaremos um vôo interno separadamente. É preciso autorização para viajar com apenas um dos pais nesse caso?

    ResponderExcluir
  31. boa noite estou para viajar com minha filha de 15 anos para o Chile, li todas as posts tem alguma novidade?

    ResponderExcluir
  32. Olá, pretendo ir ao Chile com uma neta desacompanhada dos pais e minha outra neta, acompanhada da mãe. O que devo fazer em relação às autorizações?

    ResponderExcluir
  33. Ronaldo, li seu comentário, bastam então as autorizações no caso do pai da menor que viajará somente com a mãe e dos pais (ambos) no caso da menor que viajará sem os pais. É isso?
    Em se tratando de um bebê de 01 ano, é necessário o RG do mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Lucimar! Autorizações com firma reconhecida em cartório. O bebê precisa de um documento com foto tb. Pode ser passaporte. Aliás, passaportes emitidos recentemente podem incluir estas autorizações. Verifique antes se as crianças já têm...

      Excluir
  34. Ola sou brasileira, morei anos no Chile me casei lá no Chile e tive minha filha no Chile, porem viemos morar no Brasil com meu marido e filha. Agora quero voltar ao Chile somente com minha filha que tem as 2 identidades, chilena e brasileira. é necessario a autorizacao do pai para sair com minha filha? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      Para ter mais clareza, sugiro consultar a Polícia Federal brasileira.
      Uma alternativa tb seria tirar o novo passaporte pra ela já com a autirização de viagem somente com um dos pais.

      Excluir
  35. Boa Noite, gostaria tirar uma duvida, estou me programando para ir ao Chile e estou indo com minhas filhas, sou divorciada e gostaria de saber se preciso da autorização do pai delas para irem... Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa sim! Modelo que está no post com firma reconhecida em cartório.
      Uma outra dica, que pode facilitar sua vida para outras viagens tb é a emissão do passaporte já com esta autorização para viajar com apenas um dos pais.

      Excluir
  36. gente que complicado isso de documentos. Irei viajar com minha enteada, porém seus pai não poderá ir, baseado no que li aqui fiz as seguintes consultas.
    1- Liguei para consulado do chile que me informou que precisa legalizar a autorização no ministério da relações exteriores.
    2- ligue para o ministerio e perguntei como faria isso, e me informaram que pode ser pessoalmente ou por correio, sem custos. Somente os custos da postagem;
    3- Vi aqui que pode pedi essa anotação no passaporte, no momento de solicitação de um, me informei e vi que é possível. So que ainda preciso verificar como faz isso. pois em um site vi que teria que solicitar em um consulado no exterior e no outro vi que seria direto na PF. Ainda vou ligar para PF.

    Vi que uma pessoa aqui disse que fez isso, então queria saber como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando, acabei de ler um e-mail que mandei para o chile mesmo e a resposta foi que so basta a autorização dos pais. Muitas informações desencontradas. Acho q vou optar pela passaporte mesmo, pois já fica mais facil em outras viagens e acho mais seguro. Quando souber como funciona isso informo aqui. É uma legislação relativamente nova que permite isso,

      Excluir
    2. atualizando... Liguei para PF que me informou que quando ja consta no passaporte essa autorização não é necessário outro documento. Para tirar o passaporte com a autorização é necessário imprimir o formulario no site da PF e marca que deseja que tenha a anotação de autorização para viajar sem um dos pais ou na presença de outro adulto, depende da maneira que quiser. E deverão comparecer a PF para emissão do passaporte ambos os pais

      Excluir
    3. Olá, Paula!
      Sem dúvida, hoje tirar o passaporte já com a autorização, é a maneira mais prática.

      Mas a polícia chilena já não estava mais exigindo a legalização da autorização no consulado. A própria autorização brasileira com firma reconhecida em cartório aqui estava bastando.

      Excluir
  37. Olá, boa tarde!

    Meu marido é interditado e possuo a curatela definitiva dele. Quero viajar com meu filho, em tese, estando de posse da curatela original e atualizada a menos de dois anos, acredito que resolveria. Mas alguém sabe se há alguma outra exigência? Pq na verdade eu estaria assinando pelo meu marido a autorização de viagem.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro entrar em contato com a Polícia Federal para ter certeza do procedimento.

      Excluir
  38. Segue um e-mail de esclarecimentos que tive do Consulado do Chile em São Paulo.

    Consulado General de Chile en Sao Paulo

    Depende da data de viagem, porque justamente neste mes de agosto, os procedimentos estao mudando.

    A mãe deve fazer a autorização no formulario que se encontra no site da Polícia Federal e reconhecer sua assinatura em Cartório. Depois o documento seria reconhecido no escritório do Itamaraty e por ultimo neste Consulado.

    A partir de 14 de agosto, o Itamaraty cessará de fazer esse reconhecimento, pois será aplicado a "apostila de Haya". O reconhecimento se fará somente em Cartorio das capitais e nao precisará também passar no Consulado.

    Como entendemos que essa transição será difícil para todos, aguardaremos maiores esclarecimentos de todos os organismos implicados.

    Aconselhamos se viajam nesse periodo, que façam a legalização ante da data, já que a autorização pode ter uma validade de até 180 días .


    Itamaraty - rua da Consolação 1212- tel: 5102.2526 - horario das 10:00 as 14:00 hs- gratis.


    Consulado- atendimento das 9:00 as 12:00 hs por senha. Valor da legalização R$. 43,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelas informações, Carlos!
      Uma saída sem margem pra dúvidas hoje é emitir o passaporte da criança já com a autorização para viajar somente com um dos pais.

      Excluir
  39. Ola! O pai do Meu filho esta no Chile, ele pode enviar de la uma autorização para que Meu filho possa sair do país comigo?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Ele vai ter que fazer esta autorização no consulado brasileiro lá em Santiago. Tivemos que fazer uma vez e foi bem simples, fica pronta na hora.
    Sugiro que entre em contato com eles antes para ver os documentos necessários.

    Fiz no Centro da cidade neste endereço:
    Calle Enrique Mac-Iver 225, Piso 15, Centro, Santiago
    Telefone: (56-2) 8205-800

    ResponderExcluir
  42. Muito obrigada ! Depoid desea autorização ele manda pelo correio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o importante é chegar às suas mãos de alguma maneira, pois vc vai precisar dela para sair com seu filho do Brasil.

      Excluir
    2. E voce sabe quanto tempo maís ou menos demora para chrgar aquí no Brasil Brasilia ?

      Excluir
    3. Não tenho ideia... Consulte os Correios ou a forma de envio pela qual optar.

      Excluir
  43. Liguei na policia federal e eles falaram que o brasileiro com a identidade pode entrar no chile , alguem ja foi so con a identidade ? Sem o passaporte ?

    ResponderExcluir
  44. Liguei na policia federal e eles falaram que o brasileiro com a identidade pode entrar no chile , alguem ja foi so con a identidade ? Sem o passaporte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thay. Existe um acordo entre os países do Mercosul e podemos viajar só com identidade. Mas atenção, pois o RG tem que ser atual (menos de 10 anos).
      Só que no seu caso, com a criança viajando sem o pai, vc precisa providenciar a autorização dele.

      Excluir
  45. Sou menor e estou indo desacompanhada dos meus pais e tenho uma dúvida: posso levar em qualquer posto da polícia federal ou tem que ser do aeroporto ?
    Seu site me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aline! Não entendi bem sua pergunta: levar o que? A autorização é feita no cartório.

      Bom, mas, se der tempo, sugiro fazer um passaporte já com a autorização para viajar desacompanhada. Apesar de não ser obrigatório para ir ao Chile, fica mais prático e vale para qualquer viagem ;)

      Excluir
  46. Olá! Alguém sabe se a polícia chilena está exigindo o apostilamento da Autorização para crianças viajar sem um dos pais? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que as pessoas têm relatado por aqui, parece que não, mas sugiro checar,

      Excluir
  47. Também queria saber se a polícia chilena esta exigindo o apostilamento da autorização para crianças viajar sem um dos pais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que as pessoas têm relatado por aqui, parece que não, mas sugiro checar.

      Excluir
  48. Também queria saber se a polícia chilena esta exigindo o apostilamento da autorização para crianças viajar sem um dos pais ?

    ResponderExcluir
  49. To com viagem marcada pra semana que vem liguei no consulado chileno aqui em Brasília disseram que não é necessário a tradução, e nada mais ! Meu esposo mandou a autorização de Santiago pra ca, assinatura reconhecida pelo consulado brasileiro em Santiago , mas to em dúvida , é necessário mesmo legalizar no consulado chileno aqui em Brasília ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o próprio consulado disse que não é necessário, não se preocupe. Aproveite a viagem :)

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde pessoal, tudo bem? Estou indo com meus filhos em agosto, alguém tem alguma novidade sobre esse caso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que novidade, Sarah?
      As regras permanecem as mesmas: tem que emitir a autorização no cartório com firma autenticada no caso de as crianças saírem do país com apenas um dos pais - ela só não precisa mais ser validada pelo consulado chileno.
      Outra vantagem agora é que, na emissão de um passaporte, você pode já incluir a autorização para que as crianças viajem com apenas um dos pais, o que evita a burocracia de toda vez ter que ir ao cartório.

      Excluir
  52. Que tipo de autorização é necessária para poder sair do chile com minha filha só autorização do pai chileno ou preciso pedir autorização no consulado brasileiro em Santiago? Ela tem 2 meses filha de mãe brasileira e pai chileno.

    Obrigada

    Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Sugiro que você entre em contato com as autoridades chilenas pra ter informações mais seguras.
      A experiência que trocamos por aqui refere-se sempre a crianças brasileiras, filhas de pais brasileiros.

      Excluir
  53. Boa noite,meu nome e Ana estou indo viajar pro Chile terca feira com meu marido e meu filho menor de idade porem na volta eu e meu filho voltaremos em voo e horario diferente do meu marido como devo proceder precido de alguma autorizacao para sai do Chile.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá boa noite! Tenho 17 anos e no meu passaporte meus pais autorizaram eu sair do país sem a presença deles. Quero ir para o Chile com minha tia e meus pais não irao. Voce sabe me informar se eu preciso de algum tipo de autorização ou com o passaporte autorizado eles aceitam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esta autorizaçãoo passaporte, vc não precisa de mais nada. Boa viagem, Gi!

      Excluir
    2. Muito obrigadaa! Só mais uma duvida rs. Na hora de ENTRAR no Chile eles também aceitam o passaporte autorizado? Bjs

      Excluir
  58. Ola, tenho 16 anos e vou viajar para o chile com a familia do meu namorado, eu so consigo a autorizaçao da minha mae, pois nao moro com meu pai e nao quero pedir a ele para assinar, como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito, Sarah... Os dois precisam assinar. Você pode também já fazer o passaporte com esta autorização para viajar desacompanhada, mas ambos têm que assinar também. A vantagem é que você só tem que pedir a ele uma vez ;)

      Excluir
  59. olá, acabei de ligar no consulado e a atendente me confirmou que é só levar a certidão de óbito. isso mudou recentemente? tem certeza que ainda assim devo procurar o consulado?
    agradeço muito a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as orientações oficiais que recebeu do consulado, essas documentações mudam com frequência.

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passaporte com a autorização já é suficiente, Marcelo.
      Bem lembrado! Vou atualizar o post com esta informação, pois facilita muito.
      Boa viagem!

      Excluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Obrigado pela atenção e pelas dicas

    ResponderExcluir
  63. Obrigado pelas Dicas, e qdo estiver chegando a data da viagem certamente gostaria de outras informações.

    Sobre o imposto a pagar nas diárias de hotel eu não entendi muito bem, aquele 19% iss ? Pelo que suponho se eu pagar tudo em dolares americanos e apresentar meu passaporte brasileiro eu fico isento ?

    Outra duvida ?
    Escolhi 02 lugares para ficar : Em Santiago ficarei no Capital Apart Hotel e em Algarrobo ficarei no San Alfonso del Mar Puerto del Sur.
    Você teria alguma informação desses 2 lugares ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo
      desculpe a demora: com relação ao imposto IVA,, é isto mesmo! Pagando em dólares ou cartão de crédito internacional, você fica isento dele.
      Não conheço estes hotéis, mas dá uma olhada no tripadvisor que certamente terá referências.
      Qualquer dúvida, é só dizer.

      Excluir
  64. Bom dia
    Preciso de ajuda
    Meus pais estão no Chile e querem que eu mande minha filha de 10 anos sozinha para eles pegarem ela no aeroporto do Chile, e depois voltaram junto com ela em outubro, porém tenho medo dela ficar presa no Chile por falta de algum documento, alguém pode me orientar o que devo fazer certo, para que corra tudo bem na ida e na volta dela???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Eu indicaria vc ir na Receita Federal e se orientar a tirar o passaporte dela com autorização de viajar sozinha ..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!