5 de julho de 2012

MALA DE INVERNO, O QUE LEVAR?

Estou adorando a interação com os leitores!

Com este post, procuro atender a mais um pedido, desta vez, da Fabiana: o que levar na mala de inverno?    Vale para pequenos e grandes.

Considerando que nós no Brasil (especialmente quem vive no Rio e no Nordeste), não temos muita noção de frio, este é um assunto muito importante! Aprendi na marra no período em que morei lá...






Bom, eu sugiro já ir prevenido daqui e não deixar para correr atrás deste tipo de compra lá só porque é mais barato. Perda de tempo precioso da sua viagem!
Deixe para comprar uma peça ou outra adicional por lá, mas algo “usável” na sua cidade depois.


ROUPAS DE NEVE: se você não é aficcionado pelo esporte e não vai esquiar sempre, a melhor opção é alugar.  Crianças então perdem roupa rápido, não vale o investimento.
E o melhor é fazer isto em uma das inúmeras lojas da Av. Apoquindo, antes da subida – são mais baratas e você assegura encontrar tudo no tamanho correto, sem frustrações para ninguém lá em cima. 

O QUE ALUGAR: botas (forradas por dentro, impermeáveis e anti-derrapantes), calça (ou macacão), luvas impermeáveis (lã não adianta!), casaco com capuz (depende, este da Sofia aí da foto abaixo segurou bem o frio), óculos. Quem não vai esquiar, leva óculos escuros normais.


Modelito completo


Casaco de nylon forrado por dentro
Luva e gorro são indispensáveis no dia-a-dia do frio

Para quem preferir comprar algo antes, tem uma boa indicação de um leitor do blog Viajando com Pimpolhos – uma loja on line, clique aqui.




ROUPAS DE BAIXO: camisetas de malha manga longa e gola alta, meia-calça grossa para as meninas ou ceroula para os meninos por baixo das calças.

Tem também a opção das blusas térmicas, bem caras aqui no Brasil, mas o frio, em Santiago, não chega a tanto.  Se precisar, você encontra opções bem baratinhas (tanto meia-calça quanto blusa) nos supermercados e lojas de departamentos de lá. Eles chamam de “polar”.


Camiseta manga longa e gola alta
sempre por baixo de tudo!
Meia-calça malha grossa para as pequenas
para usar por baixo das calças ou
com vestidos e saias

Meia-calça de malha muito grossa e a
outra "polar", ainda mais grossa e felpuda por dentro.

Usava por baixo da calça: momento revelação mico!

UMA BOA JAQUETA OU SOBRETUDO: sabendo que este irá com você para todos os cantos, portanto, melhor que seja prático e não muito pesado.



CONJUNTOS DE MOLETOM: daqueles mais quentinhos, felpudos por dentro e com capuz são ótimos e super práticos.  É só colocar uma camiseta manga longa por baixo do casaquinho do conjunto e uma jaqueta mais pesada por cima.




SAPATOS: botas cano longo ou tênis confortáveis são as melhores opções para esquentar e favorecer as caminhadas. Leve poucos sapatos, vai por mim!
Falo por experiência própria: levei uns 20 pares de sapatos na minha mudança para lá e usei basicamente 4 ao longo do ano!!!  Sandálias abertas nem pensar...

Pezinhos da família pelas calles de Valparaíso


ACESSÓRIOS: cachecol, gorro, luvas e meias quentinhas.
Nunca havia dado tanto valor a um cachecol quentinho!!!  Fácil de carregar e dá conforto imediato!



Para criança, valem também os protetores de orelhas.



Este tipo de colete estofado de nylon e forrado é ótimo, pois esquenta onde é necessário e dá mobilidade para os pequenos:



PIJAMAS: mesmo com a calefação do hotel, é bom levar pijamas bem quentinhos e felpudos por dentro. Para os pequenos, que não param cobertos, estes, tipo macacão são os melhores:



Para visualizarem, na época do frio mais rigoroso, Sofia saía assim:


Camiseta manga comprida + Legging / calça + Casaquinho lã/moletom/plush + Casaco + Gorro + Cachecol + Luvas + Meias + Botas/tênis

Eu, por cima das camisetas de malha Hering, usava blusas de tricô Zara gola rolê (comprei várias baratex!) mais o casaco. Calça sempre: moletom ou jeans, às vezes, com a "linda" meia-calça “polar” por baixo. E minhas botas de cano longo foram minhas fiéis escudeiras.

Prontas para enfrentar a noite fria no Deserto do Atacama


Para passear por Santiago, é bom vestir-se “em camadas”, pois a temperatura varia de manhã até a noite. Normalmente, amanhece muito frio, depois dá uma amenizada (dentro do possível no inverno) para voltar a esfriar novamente, quando o sol se põe.
Os lugares têm calefação, portanto, é entrar e ter que tirar boa parte dos agasalhos.



Outra diquinha bacana para as mães: bolsa a tiracolo. Aderi geral! Mãos livres e quentinhas nos passeios ;)


Para as meninas que gostam de usar saia ou vestido, dá, mas com meia-calça grossa ou legging e botas. Sei bem como elas são...


Protetor solar sempre no sol do inverno ou na neve!


No mais, é só caprichar na vitamina C. Faz frio, mas é estável, é só se proteger: para tranquilizar as mães, durante um ano, Sofia não pegou nem um resfriado por lá!


DICA VALIOSA:  roupa de inverno já é pesada, portanto, não exagere na bagagem!  Conte com os acessórios para variar o visual.
O peso é super restrito: 23kg por pessoa em um só volume + 8Kg de bagagem de mão - a não ser quando se tem privilégio de determinados cartões de crédito. O excesso de bagagem é caríssimo!

A boa notícia é que, apesar de o inverno ser a estação de chuva, quase não chove, perto do que estamos acostumados por aqui.
Clima extremamente seco, o que, alías, pede para não descuidar de BEBER ÁGUA SEMPRE.

E, para os desavisados,  não tem neve em Santiago, só nas estações lá no alto.
Acompanhem a previsão do tempo aqui e boa viagem!



MAIS DICAS DE OUTROS BONS BLOGS:



Estes dois são para frios mais rigorosos:
“Como não passar frio no inverno”, por Lívia Gonzaga VIAGENS DE UMA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

35 comentários:

  1. Ótimas dicas, Cinthia! :)
    Adorei as fotos! Sua menina é uma graça! Parabens!

    Bjos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cinthia! Vc sempre nos ajudando com dicas valiosas sobre o Chile. Estamos indo para Santiago agora em julho e vejo sempre suas dicas... Sei que vou aproveitá-las muito! Gostaria de saber de vc se acha que vale a pena ir em Valle Nevado. Minhas filhas têm 9 e 11 anos e nunca esquiaram, eu e meu marido tb não e soube que a subida para lá é muito difícil, pois dá muitos enjôos. Será que vale a pena mesmo ou ficar só em Farellones compensa mais?
    Obrigada pela atenção e super beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia!

      Não deixe de levar as meninas para brincar na neve, elas não irão mais esquecer!
      Se vc não quer se hospedar na estação nem tem intenção de sair de lá esquiando lindamente, vá para Farellones, que é mais baixa, menos curvas (só 40... Mas é bem tranquilo). Lá, além do esqui, tem o tubbing, tipo aquelas bóias grandes de parques aquáticos, que escorregam pela neve. Elas vão adorar!

      Bjs e obrigada

      Excluir
  3. Olá,
    Cínthia vc é muito fofa, sua descrição está super didática, vc é professora?rs. Amei td, estou indo para lá e a minha grande dúvida era o que levar na mala para não exagerar e tbém não congelar. Parabéns pelo belo trabalho! Ah! Sua filha é linda! Besos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cinthia
    Obrigada pelas dicas. Agora com a lista pronta é só comprar que a viagem tá em cima!!! O Francisco tá que é só empolgação.

    Sua família é linda!
    bj

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fabiana!
      E obrigada também pela dica de post! ;)

      Bjs
      Cinthia

      Excluir
  5. Cinthia, vc acha que é melhor levar real ou dólar para o Chile?
    Obrigada e desculpa por abusar da sua boa vontade...
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia,

      Dá uma olhada neste post do Viaje na Viagem, super completo sobre o assunto:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

      Bjs
      Cinthia

      Excluir
  6. Oi Cinthia,

    Vc acha que ainda encontro dessa calça polar nos sueprmercados? Eles abrem no domingo? É que chegamos no domingo (doa 02) por volta do meio-dia e já vamos para a montanha da segunda de manhã.

    abs

    Ivana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda deve ter sim e eles abrem aos domingos.
      Isto vende até em camelôs pelas ruas...

      Excluir
  7. Legal, Cinthia, muitíssimo obrigada pela informação.

    abs

    Ivana

    ResponderExcluir
  8. Olá Cinthia!
    Descobri seu blog porque estou com uma viagem marcada para o Chile nos próximos dias. Meus filhos tem loucura pra ver neve e esquiar. Então passaremos 4 dias em Santiago e 4 dias em Valle Nevado.
    Como já vivi em NY tenho bastante roupa para o frio, mas não para os meninos...e pretendo comprar pra eles assim que chegar lá...levando só o básico daqui pra eles não morrerem de frio assim q chegar.
    Quanto a mim, minha dúvida é se não estarei superestimando o frio de Santiago, pois sei que na montanha é mais frio mesmo, mas lá sei que vamos viver de casacos impermeáveis...
    Já em Santiago, preciso de um casaco pesadão, (daqueles forrados com pele por dentro) ou basta vestir camadas e colocar uma jaqueta de couro por cima, ou um trench coat?

    Desde já, obrigada pela ajuda e pelo Blog! :-)
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia,

      Vale um bom casaco ou sobretudo para andar pela cidade - talvez não precise ter pele por dentro. Já trench coat é muito fino e lá quase não chove. Tem que ser quentinho!

      Qualquer dúvida, diga.
      Obrigada pela visita!
      Cinthia

      Excluir
  9. Olá Cinthia!

    Que blog incrível o seu ! Estou viajando com você e sua família a tarde toda (hoje é minha folga) e estou planejando nossas férias. Gostaríamos de visitar os vulcões ao Sul e preciso saber onde encontro um lugar para minha filhinha de 5 anos fazer * anjinho* na neve, assim como sua filhota ali na foto de cima - por ora esse é o sonho dela. Encontrarei essa possibilidade no mês de Maio???? Muito obrigada
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!

      obrigada!

      Neve em maio não tem... Só de julho a setembro, com sorte, final de junho.

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  10. Olá Cinthia.

    Estou planejando ir ao Chile em Setembro. Meu filhote estará com 1 ano e oito meses. Voce recomenda? Pensei em ficar uns dias em santiago, ir até alguma estação de neve (será na primeira quinzena de Setembro) e depois passar alguns dias no Vale do Colchagua.
    Voce recomenda algum outro passeio?
    Devo me preocupar com roupas mais pesadas ou em Setembro o clima em Santiago é mais ameno?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      vale o que respondi para o Antônio abaixo!

      Setembro já está bem melhor, mas ainda é frio, principalmente à noite.. Leve agasalhos sim!

      Minhas recomendações de passeios com crianças estão neste post aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/01/uma-semana-no-chile-com-criancas.html

      obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas , mas moramos no nordeste e não temos roupa de frio vamos chegar em santiago as 21:00 tem algum lugar aberto onde podemos comprar alguma coisa quentinha?

      Excluir
    3. Não arriscaria tanto, Aline! Leve pelo menos um bom agasalho para cada um. Os shoppings costumam fechar às 22h.

      Excluir
  11. Olá Cinthia.

    Estamos querendo ir agora em Junho para o Chile, mas temos um filho de 1 ano, o que você acha de leva-lo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonio

      Sempre dá.... mas claro que é muito pessoal, se vcs estão acostumados a viajar com ele, tipo de passeios que pretendem fazer etc etc etc.

      Há muitos programas bacanas com crianças em Santiago!

      Quanto à temperatura, já está mais frio, mas é só levar bons agasalhos.

      Um carrinho também é bom para que ele não se canse e possa tirar uma sonequinha durante o dia.

      Excluir
  12. Adorei as dicas.
    Estamos indo com criança na próxima semana e vamos considerar seus comentários.
    Valeu!
    Beijo, Gisele

    ResponderExcluir
  13. Olá Cinthia!!
    Sua filha é linda, parabéns!!

    Vou para Valle nevado na primeira semana se setembro com minha filha que estará com 8 meses.
    Ja fui outras vezes e tenho toda roupa de ski...
    Minha duvida é se encontro roupas impermeáveis para bebes na Av. Apoquindo. Ela vai passar a maior parte do tempo dentro do hotel, mas pretendo brincar alguns minutinhos com ela na neve... Mas está faltando a roupa adequada...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, Tais, mas acredito que sim.
      Vc também pode encontrar nas lojas de departamento e na Colloky
      http://www.colloky.cl/

      Excluir
  14. Adorei as informações Cinthia!!!
    Vou em Julho com meu marido e meus filhos, 1 ano e meio, 8 e 9 anos para Santiago. Ficaremos apenas 5 dias. Mas meus filhos querem NEVE!!! Primeira vez então gostaria de saber qual estação é mais leve e próxima para me indicar para eles se divertirem.
    E mais uma perguntinha: Pretendo levar algumas roupas e comprar as mais pesadas em Santiago. Sabe me dizer se encontro lojas ou outlets legais com preços bacanas, melhores que no Brasil???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, eu sou fã de Farellones, especialmente com crianças pequenas: é mais perto, menor e tem várias outras brincadeiras fora o esqui. Tem post aqui no blog. Dá uma olhada em "roteiros".

      Quanto a compras, tenho um post aqui:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/08/meu-roteiro-de-compras.html

      Mas avalie bem se vale a pena. Roupas de neve para as crianças, por exemplo, só vale comprar se forem usar em um curto espaço de tempo, se não, perdem logo e vc ganha um super volume extra na mala na volta ;) melhor alugar.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  15. Boa Tarde Cintia,

    Estou planejando minhas férias com minha família para o Chile e tenho utilizado seu blog quase que como um roteiro.
    Minha dúvida quanto a roupas para o inverno é onde comprá-las, no Chile ou no Brasil? Algumas pessoas me falaram que comprar roupas no Chile compensa muito pelo preço. Qual a sua sugestão?

    Obrigado/Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carlos!
      Costumava ser bem mais barato mesmo, mas sugiro dar uma olhada nos sites das lojas de departamento Paris, Ripley. Não sei onde vc mora, mas avalie com cuidado se terão utilidade depois. Se precisar só de algumas peças para a viagem, acho que seria melhor comprar no Brasil e otimizar seu tempo por lá passeando!
      O mesmo vale para roupas de esqui, se não forem usar logo, melhor alugar - até porque fazem um volume enorme na bagagem.

      Excluir
  16. Adoro suas dicas e aproveito para tirar minhas dúvidas.
    Vou para Santiago no final de junho (eu, meu marido, minha filha de 8 anos e minha bebê de 1 ano).
    Você acho que encontro aluguel de roupa de neve na Av. Apoquindo para minha bebê de 1 ano?
    Você acha necessário roupa térmica para passear em Santiago? Se sim, onde você indica para comprar roupa térmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drielle!
      Não sei te dizer se você encontra aluguel para criança tão pequena.
      As roupas térmicas, como falei no post, você acha em qualquer supermercado ou loja de departamentos.

      Não sei de onde você é, mas eu sou muito friorenta e usava sim no dia a dia.

      Excluir
  17. Ótimo artigo!
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!