9 de novembro de 2011

UM PEDAÇO DA ILHA DE PÁSCOA EM VIÑA DEL MAR

Esta semana, estamos explorando mais um lindo pedaço do território chileno: a ILHA DE PÁSCOA.

Em breve, dicas fresquinhas de lá!

Mas Viña del Mar guarda parte desta fantástica cultura no MUSEO FONCK, que apresenta uma das mais completas coleções sobre a Ilha de Páscoa e sua civilização.

O Fonck tem também uma mostra importante sobre as diversas culturas primitivas do Chile. Uma visita interessante para conhecer as origens do país.

No entanto, o que o pessoal gosta mesmo é de tirar foto com o moai autêntico da Ilha de Páscoa, que fica na porta – este e o moai do Museu Britânico de Londres são os dois únicos exemplares fora da Ilha.

Nossa foto com o moai no jardim do Museo Fonck


Para esclarecimento geral, os moais são estátuas gigantescas de pedra, espalhadas pela Ilha de Páscoa, construídas por volta do ano 1.200 pelo povo Rapanui, os primeiros habitantes da ilha. São mais de 800 exemplares, que pesam toneladas.

O Museo Fonck é um dos pontos de parada dos ônibus de brasileiros que chegam por aqui.
Aliás, pausa para um episódio vergonha alheia: colocam música alta, um casal dançando freneticamente com roupas típicas da Ilha de Páscoa para tirar fotos com os turistas. Medo!

No andar de cima do museu, tem uma mostra de história natural, com insetos e representantes da fauna chilena. Confesso que esta não consegui ver, muito bicho empalhado pro meu gosto...Desci correndo!

A Sofia não foi a este museu, eu fui sozinha. Ela só passou pela porta para conhecer  o moai.   

Não recomendo levar crianças: é escuro, tem muito texto e as peças ficam elevadas, dificultando a visão dos pequenos. Passar pela porta durante o paseio de charrete e ver o grande moai, é suficiente para eles.

Endereço:           4 Norte 784
Horario:               Terça a Sábado 10:00h às 18:00h
                         Domingo 09:30h a 14:00h
Preço (pesos)     $ 800 Adultos / $ 150 Crianças

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sou reporter da revista KIDS in, (www.kidsin.com.br), uma publicação bimestral, voltada para pais com filhos na faixa etária de 0 a 12 anos, distribuída gratuitamente no Rio de janeiro, em São Paulo e Curitiba. São cerca de 25 mil exemplares, espalhados em pontos conveniados (lojas de roupas infantis e de brinquedos, casas de festas, etc). A revista tem assinatura para todo o Brasil, com renda revertida para o Instituto da Criança e está em sua décima edição. Todas as publicações ficam disponíveis ao público e podem ser lidas no site www.kidsin.com.br/revista.
    Vi seu blog no blog da Alexandra Aranovich, se não me engano, o Destemperadinhos, e queria te fazer um convite. Temos uma seção chamada Diário de Bordo, na qual mães que viajam com os filhos ou moram em outro país, falam do lugar, da cultura, da sua experiência no local e dao dicas de programaçoes para se fazer com as crianças. Você toparia escrever para a seçao de fevereiro? Entre em contato comigo, que te dou mais detalhes ;) marcella@donacomunicacao.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hola,
    Sou brasileira morando em Buenos Aires! Muito legal seu site!
    Quando estive em Viña y Valparaíso meu filho era super pequeno, tipo 5 meses não deu para aproveitar tudo o que li no seu blog!
    Espero poder ir novamente e aproveitar com as suas dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caroline,

    Volta sim pq ele vai adorar!

    Só não dá pra aproveitar muito no inverno. Entre março e maio é um bom período, pois já não está tão cheio.

    Obrigada!
    Cinthia

    ResponderExcluir
  4. Hola!

    Sou carioca e por coincidència estou indo com minha Sophia de 5 anos para Santiago! É nossa primeira vez, adorei as dicas, vou ficar sete dias , espero aproveitar bem! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, Muca,

      Vcs duas vão adorar!

      Não deixe de ver o post abaixo, onde tem uma sugestão de roteiro resumida
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com/2012/01/uma-semana-no-chile-com-criancas.html

      Qdo voltarem, contem pra gente como foi.
      Qualquer dúvida, é só dizer, será um enorme prazer ajudar.

      Obrigada
      Cinthia

      Excluir
  5. Olá! Muito bacana o seu site.

    Apenas uma correção, que aliás eu citei para minha guia chilena quando visitei esse moai do Fonck: há também uma cabeça de moai autêntica no Louvre. Realmente os outros, incluindo o famoso "gum gum" do filme 'Uma noite no museu', são imitações (grosseiras), mas o de Paris é autêntico. Minha guia sabia, mas disse que a retirada do moai pelos franceses não teria sido documentada e por isso em geral eles não citavam.

    abs
    Arnaldo F

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!