6 de novembro de 2011

O MODERNÍSSIMO CENTRO GABRIELA MISTRAL

Prosseguindo na seara cultural, o Chile é uma terra de escritores e o país muito se orgulha de ter dois ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura.

Pouca gente sabe, mas além de Pablo Neruda, tem uma mulher: a poetisa Gabriela Mistral.  Na verdade, ela foi a primeira pessoa a receber esta premiação na América Latina, em 1945.

O Centro Cultural em homenagem a ela fica em Santiago: um prédio modernérrimo, de vidro e metal enferrujado, e acabou de completar um ano agora em setembro.   

É a prova viva da resiliência chilena, pois inaugurar um projeto deste porte apenas seis meses após o terremoto,  não é para qualquer um!

Sofia na entrada do GAM


Na matéria do The New York Times, que apresenta Santiago como a nº 1 na lista dos '41 lugares para se conhecer em 2011’, o GAM, como é conhecido por aqui, merece destaque por seu calendário variado de exibições de artes, peças de teatro, concertos, dança.

São 22 mil metros quadrados, mais de 10 salas, biblioteca multimídia, um sem fim de atividades culturais!

Tudo acontece ao mesmo tempo e vale checar o site antes de ir para definir seu roteiro lá dentro.
O GAM conta com café, restaurante, livraria e uma loja de vinhos.

Fomos em outubro e vimos duas exposições, ambas tinham peças brasileiras: Los Tesoros Latinoamericanos e ABC Diseño.   

A primeira com peças de artesanato popular de diversos países da América Latina e a segunda, uma mostra de design de Chile, Argentina e Brasil, com materiais inusitados (esta tinha fotos de um projeto do arquiteto brasileiro Marcelo Rosembaum).










São mostras pequenas, portanto, foi bem tranquilo para Sofia.  Ela me surpreendeu muito, pois se envolveu realmente nas exibições: com caderninho e lápis a postos, desenhava todas as peças que gostava.  Peguei esta dica de atividade em minhas andanças pela blogosfera. Funciona!

Na mostra Tesoros, havia computadores com imagens de outras peças e ficamos um tempo explorando tudo. Foi muito legal!


Aliás, está em cartaz, também pelo GAM, uma peça para adultos chamada Susurrus, bem diferente: a pessoa recebe um iPod, que, com uma narrativa, vai guiando o visitante pelo  Cerro Santa Lucía  (famoso ponto turístico da cidade) e a história vai se desenrolando. Tipo um ‘rádio-teatro’, em que o espectador faz parte da história e pode sentir melhor, pois está no lugar em que tudo acontece.

Acho uma boa ideia para adaptar para os pequenos também, não?

Bom, depois, é só ir caminhar pela Calle Lastarria, que fica logo ali atrás, ver as lojinhas alternativas e escolher um restaurante para completar o programa.

Fachada do prédio - fonte: site GAM


Confira a programação aqui neste link do site do GAM antes de ir.
Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 227 - Santiago

Metro Universidad Católica
Línea 1 –  salida Norte

3 comentários:

  1. Cinthia, adorei a ideia do bloco para os pequenos desenharem...essa é uma das dificuldades que tenho por aqui! Já vou testar a dica!! Adorei saber do GAM. Eu fui a mais tempo ao Chile e não existia. bjs, Sheyla

    ResponderExcluir
  2. Sheyla,
    Legal ver que eles tb podem se interessar por museus e exposições, né?

    O GAM, além de lindo, fica em uma região legal do Centro e tem muuuitas coisas.

    Obrigada pela visita!
    Cinthia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cinthia, ótimo post. Não conhecia esse Centro. Queria saber quanto custa a entrada. Obg.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!