19 de setembro de 2011

DIECIOCHERO

Agora, que estamos vivendo as  fiestas patrias  a todo vapor (já foram dois churrascos em dois dias!), descobri outras coisas legais para contar.

Foto: Jornal El Mercurio
Pitoresco, pra dizer o mínimo, foi o presidente, Sebastián Piñera, dançando a cueca para inaugurar os festejos - foto à esquerda.
Já imaginaram Dilma abrindo o Carnaval???
Bom, o termo dieciochero, que vem de dieciocho (18), o dia da independência chilena, é usado para qualificar tudo ligado às fiestas e não é pouca coisa... A ver:


Ramada: é a festa propriamente dita, com dança cueca, traje típico, barracas com jogos e muita comida e bebida. Lembra nossa festa junina, mas com o revestimento patriótico. As crianças se divertem, mas a recomendação geral é que se vá  durante o dia, pois as pessoas bebem muito e fica perigoso à noite. Sinceramente, não vale a pena: é muuuita gente, programa 'roubada'! As barracas de brincadeiras têm prêmios 'politicamente incorretos', como bebidas alcoólicas, misturados a brinquedos.
Foto: blog Zancada
Comida dieciochera: come-se muito!   Há editoriais por toda parte com dicas de como não engordar -tipo o que acontece conosco nas festas de fim de ano. As fiestas colocam em evidência as comidas mapuche, os índios que deram origem à população chilena. 
Aliás, a escolinha da Sofia levou um mapuche para conversar e tocar seus instrumentos com as crianças. Ela adorou conhecer um outro tipo de índio, diferente da imagem que conhecia no Brasil.
Mas voltando à comida, as famosas empanadas (pastel de forno ricamente recheados) são as estrelas da temporada; a mais tradicional é a de pino (carne moída). Alguns outros: anticucho (espetinhos de carne), choripan  (chorizo y pan).  Bebidas alcoólicas: chicha, que pode ser de milho, maçã ou uva e terremoto, vinho branco, sorvete de abacaxi e licor. Tem também o mote con huesillos, que alguns tratam como bebida, outros como doce, aliás, é beeem doce, à base de grãos de trigo e damascos desidratados.
Tem também apelo comercial e diversão para as crianças:
Venda especial noturna dieciochera no shopping na véspera do feriado. Um verdadeiro acontecimento: lojas e corredores lotados de pessoas em busca dos melhores descontos, todos com muitas sacolas; vinhos e comidas típicas sendo oferecidos. Cenário tipo véspera de Natal.
Penteado dieceochero para meninas, trancinhas com fitas no meio. 
Para crianças, ainda tem osvolantines’ (pipas), em sua maioria com a bandeira chilena. Sofia já está treinando com a sua. Além de muitos circos que se instalam pelas cidades em setembro.

Uma grande e contagiante mobilização nacional, que cerca as pessoas por todos os lados.

Atenção ao programar viagens nesta época: tudo fecha nos dias 18 e 19/09! Se quiser mergulhar na cultura chilena, é uma oportunidade ímpar. Já se, como bom brasileiro, as comprinhas estão em suas prioridades, melhor deixar pra depois.

4 comentários:

  1. Olá Cinthia,

    Obrigada por colaborar com nossas viagens.

    Dentre tantas coisas que quero te perguntar, fui barrada pela informação do festivo "dieciochero". Infelizmente, não tomei conhecimento desta festividade antes e comprei a passagem para o período de 12 a 24 de setembro, e agora estou muito preocupada.
    Como assim as coisas fecham por uma semana? Isto é sério, ou somente nos dias 18 e 19 como vc menciona acima?
    Sim, quero conhecer um pouco da cultura chilena e não me incomodará muito dedicar dois dias para isto, mas uma semana... É bem verdade que tenho um prazo até confortável para executar meu roteiro (que poderá incluir a Ilha de Páscoa), mas minha decepção é porque o feriado cai justamente no meio do período, nem no início, nem no final, mas no meio.

    Obrigada.

    Abraços.
    Jamile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamile,
      Fica tudo muito lento e as festas tomam conta do país. Como vc tomou conhecimento antes, meu conselho é CHEQUE TUDO ANTES! Escolha seus programas e entre nos respectivos sites para ver o que abre/o que fecha.

      Vinícolas, por exemplo, costumam fazer programas especiais bem legais para estas datas. Consulte a de sua preferência.

      Excluir
  2. Obrigada Cinthia.

    Uma coisa mais: sei que provavelmente temos perfis e interesses diferentes, mas se vc tivesse que escolher entre a Ilha de Páscoa e o Atacama, qual seria a escolha e por quê?

    Gracias.

    Jamile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilha de Páscoa sem dúvida! Fiquei encantada com o lugar, me surpreendeu demais: além das paisagens lindas, a cultura é riquíssima e muito envolvente. Até minha de 5 anos se encantou e quis fazer o aniversário dela com o tema... Importante ter um guia local para contar todas as fantásticas histórias.

      É uma viagem mais exclusiva. No Atacama, as paisagens são incríveis, mas normalmente as principais atrações ficam bem cheias.

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!