Foto: Jornal El Mercurio |
Pitoresco, pra dizer o mínimo, foi o presidente, Sebastián Piñera, dançando a cueca para inaugurar os festejos - foto à esquerda.
Já imaginaram Dilma abrindo o Carnaval???
Bom, o termo dieciochero, que vem de dieciocho (18), o dia da independência chilena, é usado para qualificar tudo ligado às fiestas e não é pouca coisa... A ver:
Ramada: é a festa propriamente dita, com dança cueca, traje típico, barracas com jogos e muita comida e bebida. Lembra nossa festa junina, mas com o revestimento patriótico. As crianças se divertem, mas a recomendação geral é que se vá durante o dia, pois as pessoas bebem muito e fica perigoso à noite. Sinceramente, não vale a pena: é muuuita gente, programa 'roubada'! As barracas de brincadeiras têm prêmios 'politicamente incorretos', como bebidas alcoólicas, misturados a brinquedos.
Foto: blog Zancada |
Comida dieciochera: come-se muito! Há editoriais por toda parte com dicas de como não engordar -tipo o que acontece conosco nas festas de fim de ano. As fiestas colocam em evidência as comidas mapuche, os índios que deram origem à população chilena.
Aliás, a escolinha da Sofia levou um mapuche para conversar e tocar seus instrumentos com as crianças. Ela adorou conhecer um outro tipo de índio, diferente da imagem que conhecia no Brasil.
Aliás, a escolinha da Sofia levou um mapuche para conversar e tocar seus instrumentos com as crianças. Ela adorou conhecer um outro tipo de índio, diferente da imagem que conhecia no Brasil.
Mas voltando à comida, as famosas empanadas (pastel de forno ricamente recheados) são as estrelas da temporada; a mais tradicional é a de pino (carne moída). Alguns outros: anticucho (espetinhos de carne), choripan (chorizo y pan). Bebidas alcoólicas: chicha, que pode ser de milho, maçã ou uva e terremoto, vinho branco, sorvete de abacaxi e licor. Tem também o mote con huesillos, que alguns tratam como bebida, outros como doce, aliás, é beeem doce, à base de grãos de trigo e damascos desidratados.
Tem também apelo comercial e diversão para as crianças:
Venda especial noturna dieciochera no shopping na véspera do feriado. Um verdadeiro acontecimento: lojas e corredores lotados de pessoas em busca dos melhores descontos, todos com muitas sacolas; vinhos e comidas típicas sendo oferecidos. Cenário tipo véspera de Natal.
Penteado dieceochero para meninas, trancinhas com fitas no meio.
Para crianças, ainda tem os ‘volantines’ (pipas), em sua maioria com a bandeira chilena. Sofia já está treinando com a sua. Além de muitos circos que se instalam pelas cidades em setembro.
Uma grande e contagiante mobilização nacional, que cerca as pessoas por todos os lados.
Atenção ao programar viagens nesta época: tudo fecha nos dias 18 e 19/09! Se quiser mergulhar na cultura chilena, é uma oportunidade ímpar. Já se, como bom brasileiro, as comprinhas estão em suas prioridades, melhor deixar pra depois.
Olá Cinthia,
ResponderExcluirObrigada por colaborar com nossas viagens.
Dentre tantas coisas que quero te perguntar, fui barrada pela informação do festivo "dieciochero". Infelizmente, não tomei conhecimento desta festividade antes e comprei a passagem para o período de 12 a 24 de setembro, e agora estou muito preocupada.
Como assim as coisas fecham por uma semana? Isto é sério, ou somente nos dias 18 e 19 como vc menciona acima?
Sim, quero conhecer um pouco da cultura chilena e não me incomodará muito dedicar dois dias para isto, mas uma semana... É bem verdade que tenho um prazo até confortável para executar meu roteiro (que poderá incluir a Ilha de Páscoa), mas minha decepção é porque o feriado cai justamente no meio do período, nem no início, nem no final, mas no meio.
Obrigada.
Abraços.
Jamile
Jamile,
ExcluirFica tudo muito lento e as festas tomam conta do país. Como vc tomou conhecimento antes, meu conselho é CHEQUE TUDO ANTES! Escolha seus programas e entre nos respectivos sites para ver o que abre/o que fecha.
Vinícolas, por exemplo, costumam fazer programas especiais bem legais para estas datas. Consulte a de sua preferência.
Obrigada Cinthia.
ResponderExcluirUma coisa mais: sei que provavelmente temos perfis e interesses diferentes, mas se vc tivesse que escolher entre a Ilha de Páscoa e o Atacama, qual seria a escolha e por quê?
Gracias.
Jamile
Ilha de Páscoa sem dúvida! Fiquei encantada com o lugar, me surpreendeu demais: além das paisagens lindas, a cultura é riquíssima e muito envolvente. Até minha de 5 anos se encantou e quis fazer o aniversário dela com o tema... Importante ter um guia local para contar todas as fantásticas histórias.
ExcluirÉ uma viagem mais exclusiva. No Atacama, as paisagens são incríveis, mas normalmente as principais atrações ficam bem cheias.