27 de maio de 2014

DICA PARA ECONOMIZAR NA HOSPEDAGEM


O Chile tem um imposto no valor de 19%, chamado IVA (Impuesto al Valor Agregado), que já está embutido no preço final de tudo que se compra por lá.




Uma informação preciosa que quem segue pela primeira vez ao país talvez não tenha:
Turistas estrangeiros têm direito ao abatimento deste imposto ao menos na conta do hotel.

Neste caso, é necessário que o pagamento seja feito com cartão de crédito internacional ou em moeda estrangeira (checar antes qual moeda seu hotel aceita, normalmente dólar ou euro).

Há algumas advertências, portanto, cheque tudo com o hotel antes de ir:

·         O hotel tem que estar registrado com o Servicio de Impuestos Internos (SII) - provavelmente pequenos hotéis não terão este benefício.

·       Talvez seja necessária uma cópia do seu passaporte para provar que é estrangeiro ou apresentar o papel entregue na entrada no país, a Tarjeta Única Migartoria.

·         Pergunte antes se o IVA está incluso no preço da estadia (alguns hotéis não informam ao hóspede...) e, então, peça o desconto de 19% equivalente ao imposto, mencionando as formas de pagamento acima.



Chile para Crianças também é economia!
Você poupa recursos de um lado para investir em diversão e ser ainda mais feliz em sua viagem ;)

24 comentários:

  1. Cinthia ,
    Estou indo para o Chile de 09 a 15/07/2014,vou com marido 2 filhos 18 e 14 e meus pais.
    Meu marido adora dirigir e pensou em alugar carro para os passeios o q sempre fazemos em viagens mas fico preocupada com as montanhas vc acha conveniente ir de carro ou melhor com tour especializado?
    Desde ja agradecida.
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria!

    Em minha opinião, não recomendo subir com neve para quem não está acostumado. A pista fica bem escorregadia, é necessário colocarr correntes nos pneus (os policiais informam sobre a necessidade e noramalmente há homens na estrada prestando este serviço), mas, enfim, é todo um ritual como o qual não estamos acostumados.

    Para qualquer outro lugar, sem problemas usar o carro.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cinthia, estamos com uma viagem para Santiago marcada para 04/07, vamos com um filho de 3 anos, vamos conhecer a neve, mas tenho algumas duvidas, por exemplo o aluguel das roupas. É preciso usar o cartão de credito ou o pagamento pode ser feito em dinheiro? Em Farellones se paga para entrar, ou somente no caso de entrar em El Colorado?
    Seu blog é ótimo, estou lendo tudo que posso para não passar apuros durante a viagem.
    Somos de Rondônia e é nossa primeira vez na neve rsrsrs.
    Desde ja agradeço as informações.
    Mara Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara Lívia,

      O aluguel de roupas pode ser pago em dinheiro ou cartão.

      E sim, paga-se para entrar em Farellones para esquiar e participar das demais atrações, assim como em todas as estações. Como seu filho é pequeno, talvez seja o caso de só brincar na neve: há uma área externa em Farellones, que se presta a isto (canto direito) - neste local não é preciso pagar. Foi o que fizemos neste passeio aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2011/09/hola-nieve-mucho-gusto-conocerla.html

      Obrigada pela visita e boa viagem!

      Excluir
  4. Oi Cinthia, alugamos um flat em Providênica pelo Booking. Vc sabe dizer se tb tem desconto com pagamento no cartão ou só se pagarmos em dinheiro? Outra coisa, é preciso comprar bota ou tênis impermeável p irmos nas estações de esqui ou tem p alugar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivana!

      Como falei acima, precisa checar junto ao flat se eles estão registrados no Servicio de Impuestos Internos (SII) e têm este benefício.

      Com relação às botas, são necessárias sim, impermeáveis e antiderrapantes, é impossível andar na neve com sapatos comuns, mas você pode alugar.

      Excluir
  5. Cinthia, ao buscar sites sobre o Chile me deparei com o seu. Não temos crianças mas gostei muito das suas dicas, o que vc indica para fazer no Chile em Janeiro. Pretendemos ir em janeiro de 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas sugestões bem verão aqui:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/10/15-bons-motivos-para-curtir-o-chile-no.html

      E no roteiro básico também:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/01/uma-semana-no-chile-com-criancas.html

      Os hotéis de vinícolas são sempre ótimas pedidas e super românticos!
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/10/um-chile-mais-charmoso-e-exclusivo-no.html

      Excluir
  6. Vou para Santiago no dia 24 de agosto e tenho uma princesa de 6 anos e estou com um pouco de medo da subida para as estações de esqui nas cordilheiras...tenho receio da altitude e da pista ser perigosa...o que vc me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jolene!
      Normalmente as estações têm pistas exclusivas para as crianças, portanto, pode riscar esta da sua lista...
      Quanto à altitude varia muito de uma pessoa para outra. É normal um pouco de enjoo na subida, pois são muitas curvas e bem fechadas. Para prevenir, vc pode consultar o pediatra dela sobre algum remédio para tomar antes.
      Para tranquilizá-la, eu e minha filha costumamos enjoar, mas não sentimos nada na ida a Farellones.
      Aproveitem!

      Excluir
  7. Olá, Cínthia!
    Grata por me responder tão rápido. Seu blog tem me ajudado muito. Vc falou em Farellones, mas estou me programando p Vale Nevado tem algum problema p criança lá?
    Outra dúvida é q soube q o ministério da agricultura do Chile é bem rigoroso qto a entrada de alimentis no país. Tem algum problema em levar o leite em pó e a papinha da nestle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farellones é um pouco mais baixa (40 curvas); para valle Nevado são 60 curvas, mas vale o mesmo conselho de consultar o pediatra.

      Alimentos industrializados fechados na embalagem original, sem problemas para entrar, mas não vale a pena carregar muito, pois vc encontra as mesmas marcas lá. Dá uma olhada neste post aqui:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2013/02/bagagem-para-o-chile-o-que-pode-o-que.html

      Excluir
  8. Olá,
    Parabens pelo post no Blog! 
    Hoje em,dia qualquer dica, ajuda para quem quer morar for a ou fazer intercâmbio é válida. Visite o site da nossa agência de intercâmbio com base em Brighton na Inglaterra JapStudies.com (Juniors, Adults & Professionals Studies). Como nosso serviço é em sua maioria online os custos são muito mais baratos do que se comparado com as empresas no Brasil e você pagará seu curso diretamente para a escola através de uma transferência bancária internacional com a cotação do Banco Central.
    Entre em contato com a gente e peça um orçamento sem compromisso 
    Um forte abraço www.japstudies.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Cinthia.
    Mandei uma mensagem, mas não tenho certeza se ela foi. Por isso, desculpe-me se aparecer repetido.
    Gostaria de saber como fica a cobrança do IVA quando utilizamos um destes sites (decolar, booking, etc) que intermediam a compra das estadias. Eu pago no cartão para o site, mas como vou saber como eles vão repassar o valor pro hotel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rui!
      Nestes casos, não tem IVA porque o pagamento é em reais, o que na atual alta de dólar me parece mesmo mais vantajoso.
      Com relação à idoneidade, o que posso dizer é que uso muito o booking e nunca tive problemas. Para vc se sentir mais seguro, sugiro entrar em contato com o o hotel depois, confirmando a reserva feita através do site.

      Excluir
  10. Olá!

    Caso possa me ajudar, fico grata. Realizei algumas reservas para funcionários de nossa empresa direto com o Hotel Ibis Providência, eles me confirmaram a reserva, porém preciso repassar aos colaboradores o valor das diárias para que eles paguem direto no hotel.. No valor da diária eles me informaram que é $98.000 + iva, como calculo esse IVA? devo passar a eles esse valor todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas perdi esse comentàrio, espero que ainda dê tempo! O IVA só é cobrado no caso de pagamento com moeda local (19%). Se vcs pagarem em dólar ou cartão de crédito internacional, ele não pode ser cobrado.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Vou para Santiago em março e Reservei um hotel pelo booking, porem o pagamento vai ser no hotel, é mais vantajoso pagar na moeda local (PESO) ou cartão de credito? princialmente pela questão do ISS no qual mostra no site que não esta incluso no preço.

    ResponderExcluir
  13. Vou para Santiago em março e Reservei um hotel pelo booking, porem o pagamento vai ser no hotel, é mais vantajoso pagar na moeda local (PESO) ou cartão de credito? princialmente pela questão do ISS no qual mostra no site que não esta incluso no preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson,
      Como descrevi no post normalmente é melhor pagar em moeda estrangeira (Dólar) ou carão de crédito internacional, para não pagar o IVA que é um imposto cobrado na moeda local.
      Só que com ess loucura que está o dólar, sugiro fazer umas continhas antes e certificar-se tb da cotação no seu cartão.

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!