3 de maio de 2013

VALLE DE ELQUI: O QUE FALTOU CONFERIR



Continuando no encantador VALLE DE ELQUI, não há um roteiro certo para explorar esta região.
Fiquei até meio perdida para escolher, são muitas pequenas cidades pelo caminho (na Ruta CH-41 ou Gabriela Mistral), cada uma com seus atrativos.

Acho que uns dois dias seriam suficientes para ver com calma tudo que me interessou.
 
Contrastes incríveis na paisagem pela estrada
 
De qualquer forma, deixo uma listinha das cidades que não conseguimos ver e, segundo minha pesquisa, devem ser legais:
 

ALGARROBITO 
Cidade cujo atrativo é o papaya (bem diferente do nosso) e seus doces caseiros.
 
VICUÑA
A maior cidade do Valle, onde nasceu Gabriela Mistral, a primeira poetisa latino-americana a receber um Prêmio Nobel. O principal atrativos da cidade gira em torno dela: Museu Gabriela Mistral.
Tem ainda a Plaza de Armas (sempre tem uma no Chile!), um povoado de artesãos e a maior destilaria chilena de pisco, Capel.


VILLASECA
 Deve ser legal parar para o almoço, pois o forte da cidade é cozinha solar, ou seja, restaurantes que usam energia solar em seus fogões. Bem diferente, né?
O céu extremamente limpo permite este aproveitamento máximo da energia solar. Existem também muitos observatórios no Valle, como já falei neste post aqui.
É possível comer o típico e delicioso “pastel de choclo”, dentre outras iguarias.
Uma boa dica é o restaurante bem familiar DONDE MARTITA.

MONTE GRANDE
Um povoado histórico, formado por uma rua principal, onde tudo acontece: restaurantes, igrejinha, um centro de artesãos, uma fábrica de perfumes naturais, a Galeria de Arte Zen (de origem budista, oferece também serviços de relaxamento e meditação) e a fábrica artesanal de pisco Artesanos de Colchiguaz, onde trabalham somente dez pessoas... Há visitas guiadas para turistas.

Em Monte Grande, Gabriela Mistral também marca presença, com sua Casa Escola, seu túmulo e uma escultura em sua homenagem na praça principal.


Todas estas cidadezinhas ficam antes de Pisco Elqui para quem vem de La Serena ou Santiago. Linda cidade, como contei aqui.
 
Pracinha na cidade de Pisco Elqui
 

Depois, já chegando à Cordilheira dos Andes, ainda tem Horcón e Alcohuaz, que também têm artesanato e, claro, a “hermosa” paisagem da Cordilheira.


No sentido oposto a tudo isto, tem o Parque Fray Jorge, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco.  Não me animei muito a ir pela distância (cerca de 2h de La Serena) e pelos comentários não muito entusiasmados no tripadvisor – veja aqui.



Mais um post e fechamos a série sobre o Valle de Elqui.
 

4 comentários:

  1. Olá Cinthia, estou AMANDO seu blog: ótimas dicas, fácil leitura, bem objetiva e prática. Parabéns!!!! Bom, irei para o chile no dia 30 de agosto e retorno dia 02 de setembro com meu marido e nossa filha de 2 anos, no entanto, depois que vi seu blog, estou querendo antecipar pelo menos 2 dias para tentar fazer tudo que vc sugeriu!!!! o problema é que meu marido não estará de férias, apenas eu, e não sei se poderemos antecipar. Bom, gostaria muito que vc me ajudasse a decidir o que fazer em apenas 3 dias, para saber se dá tempo de fazer tudo e, principalmente, como estará o clima. Somos de Recife, PE, imagine o calor que passamos aqui e a nossa preocupação com o frio!!!!! Nesta época de fim de agosto é época de neve? vi num post que vcs foram para os Farellones no final de agosto, então pensei em incluir um dia de visita, apenas para conhecer a neve, e não para entrar na central de ski. O motivo principal da viagem é para conhecermos a família do meu marido (pai e irmãos) que moram no chile e nem ele conhecia, então estamos um pouco perdidos...teremos que ir 1 dia para viña del mar para visitar a família dele. Então pensei neste roteiro:
    1 dia: chegaremos às 11 h. Tarde - MIM e à noite - shopping arauco
    2 dia: viña del mar
    3 dia: farellones ou cerro são cristobal: zoológico+parque metropolitano+parque bicentenário. Almoço em Bellavista e Casa Pablo Neruda.
    Estou querendo antecipar pelo menos 1 dia para poder ir para o cerro são cristobal e tb farellones. O que vc acha? o funicular ainda está interditado? e será que tenho como comprar ou alugar as roupas de frio/neve? outra coisa: minha filha tem alergia a trigo, é fácil encontrar arroz, feijão, purê, frango e carne? bjos e muito obrigada!!!
    Eduila Couto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduila!

      Obrigada pela visita e pelos elogios! :)

      Sim, é bem frio, prepare as malas! Algumas dicas eu deixei neste post aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/07/mala-de-inverno-o-que-levar.html

      Em três dias e nesta época, minha sugestão seria tirar Viña del Mar (muito frio, vento e dias cinzas por lá, não dá para curtir muito, mas acho que vcs TERÃO mesmo que ir, né?

      Bom, neste caso, você terá que escolher entre a neve ou o passeio por Santiago, dependendo do gosto da família. Para crianças, sem dúvida, a neve é mais impactante!

      O funicular está fechado, mas não invalida o passeio: tem zoo e um mega parquinho lá em cima! E a vista da Cordilheira é linda!

      Não tem feijão no Chile! Mas em geral vc consegue opções de pratos infantis nos restaurantes.

      abs
      Cinthia

      Excluir
    2. Eu de novo, Eduila!
      Acho bem apertado o MIM no dia da chegada! Ele é afastado e merece um dia com calma.
      Melhor vc tentar o KIDZANIA, que é maravilhoso também, e fica ao lado do shopping Arauco.

      Excluir
  2. Olá Cinthia, só vi sua resposta agora! obrigada pela disponibilidade e pelas dicas... acho que vou ter que antecipar mesmo, não posso deixar de ir para Valparaíso e restará pouquíssimo tempo para fazer tudo que quero!!!!!! quando voltar de viagem, venho aqui compartilhar com vc minha experiência!! bjos e obrigada! Eduila Couto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!