28 de maio de 2013

O “NÃO ROTEIRO” COM CRIANÇAS


 A vantagem de ter morado no país é que dá pra errar nos passeios sem grande peso na consciência, pois você tem a chance de acertar em uma próxima.

Assim, para já prevenir mães e pais, preparei uma listinha dos programas que não agradaram à pequena, ou exigiram um pouco mais da nossa criatividade para torná-los menos “aburridos”, ou chatos em bom português.

Vamos a eles:

Pai inventando brincadeiras
para distrair a pequena na Concha y Toro
VINÍCOLA CONCHA Y TORO
Um bom exemplo do que estou falando é a Concha y Toro, famosíssima, cheia de brasileiros. Quem for lá, sairá feliz porque o lugar é lindo.

Mas, quem teve oportunidade de ver outras, descobre que é possível ser muito mais feliz em uma vinícola!  
Há outras opções mais exclusivas e que agradam aos pequenos também, tornando o programa mais gostoso para toda a família.

Bato sempre na tecla da vinícola CASAS DEL BOSQUE, no Valle de Casablanca, nossa favorita!  MATETIC, no mesmo vale, também é uma ótima opção!
Este foi justamente um dos passeios que me impulsionou a criar o blog, pois, no dia em que estive lá, vi brasileirinhos com caras entediadas e pais tentando fazer com que pequenos ficassem quietos, enquanto há lugares incríveis com distração para eles também.  Sem contar que tem uma desnecessária encenação do diabo para contar a lenda do vinho Casillero del Diablo, que assusta as crianças...
Nosso passeio por lá está aqui.
Para ver as outras duas que recomendo, é só clicar nos respectivos nomes acima.

MERCADO CENTRAL
Programa tradicional no centro de Santiago. Já comentei neste post aqui, que não vale a pena para crianças, começando pelo forte cheiro de peixe que já espanta.

Dica: se quiser mesmo ir, entre pela porta principal, longe das peixarias (porém direto nas “garras” dos garçons...)

O assédio dos garçons é INSUPORTÁVEL e os preços dos restaurantes, altos!
Uma pena, pois a arquitetura da parte central é linda e é um lugar bem pitoresco, legal também para as crianças conhecerem frutas e legumes novos, mas... pesando prós e contras, sugiro evitar!

Criatividade paterna: "Imitem os legos gigantes!" hahaha...
CERRO SANTA LUCÍA
Mais um que faz parte do circuitão turístico e que tem zero atrativo para as crianças.

O lugar é bem bonito e tem história, pois foi onde Santiago foi fundada, mas você precisa ser criativo para entreter os pequenos em sua passagem por lá - veja nossa experiência aqui.

Se tiver pouco tempo na cidade, dedique-o ao CERRO SAN CRISTÓBAL, este sim, cheio de coisas para as crianças (posts aqui e aqui) – neste caso, será difícil tirá-las de lá!


Desânimo!!!

MUSEO DE BELLAS ARTES
Recomendo que, sempre antes de irem aos museus e centros culturais, deem uma olhada nos respectivos sites para checar exposições e se há atividades para as crianças. Assim, você já vai prevenido.

No caso do lindíssimo Bellas Artes fiz a “lição de casa”, gerei expectativa na criança e, chegando lá, a tal atividade infantil havia sido suspensa! #fail   Aí já viram... Azedou geral!
A salvação é que existe um enorme parque infantil bem em frente: marido foi com ela para lá, enquanto eu vi a exposição.
Este relato está aquiPor mais que a gente se planeje, pode acontecer em qualquer lugar infelizmente.

Olha só a cara!
MUSEO DE LA MODA
Sofia não gostou. Eu amei!
Mas este é bem contornável: basta você dar uma olhada no site antes de ir e criar atividades ou missões para as crianças descobrirem coisas no museu, pois o acervo é bem interessante e vai além das roupas e tem vários figurinos de filmes que podem entrar na brincadeira.
O “jardim de carros” na entrada já é um bom chamariz.

Nossa experiência por lá está aqui.

Mas nem tudo está perdido... O "jardim de carros"
















CASA LASTARRIA
Não me canso de desaconselhar este restaurante para quem está com crianças, pois estivemos por lá duas vezes e o atendimento foi bem ruim, sendo uma catástrofe na segunda! Uma pena, pois ele tem uma cara bem agradável.

Nossa experiência está relatada aqui – pra resumir, simplesmente queriam nos deixar na área externa, no frio, que era a destinada a não fumantes (detalhe: o lugar estava vazio!)

O bom é que a rua tem um restaurante atrás do outro.

Talvez agora com a nova lei antifumo, melhore, mas já ganhou minha eterna antipatia!


Bom, por estes motivos tais programas não fazem parte da minha sugestão de roteiro, que você encontra neste post aqui.

É claro que, mesmo assim, cada pode querer viver a experiência por si. Nada mais justo!  Também não vale se privar por causa das crianças, é só estar prevenido!

30 comentários:

  1. Seu blog está tão repetitivo.. Pena. Sempre mais do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena é este tipo de comentário: anônimo e que infelizmente nada agrega... Sugestões são sempre bem-vindas!

      Excluir
  2. Olá Cinthia excelente seu Blog, muito bom mesmo, Parabéns, tenho acompanhado, pois, viajaremos com duas crianças. E minha pequena (6 anos) também chama Sofia. Adoramos as dicas do 'Não roteiro" para crianças, infelizmente vamos 'contrariar" algumas delas, porque vamos pela primeira vez e eventualmente vamos dar uma 'passada" para conhecer o Mercado Central e o Cerro Santa Lucia entre outras. Gostaríamos de tirar algumas dúvidas, se não for muito incomodo. Vamos agora em julho, a dúvida é se o frio poderá prejudicar ou até inviabilizar esses passeios externos, como o Cerro São Cristobal entre outros?
    No caso do passeio a montanha, uma colega achou ruim o Valle Nevado pela distância ( e as curvas) e os preços, então pensamos ir par El Colorado/Farellones, vi que tem bastante diversão nesse último e não estamos muito para Esquiar mesmo, o que acha? Nosso Grupo: Eu, esposa, filho de 11 anos, a Sofia 6 anos e Sogrinha melhor idade bem ativa. Abraços Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Vinícius!

      A ideia deste post é essa mesma: prevenir! Claro que vc deve ir (em especial se é a primeira vez na cidade), mas, pelo menos já vai sabendo que é meio chato para as crianças. Portanto, minha sugestão é: preparem-se! Criem brincadeiras, tipo encontrar frutas novas no mercado. Ou deixem uma máquina fotográfica na mão das crianças para fotografarem o que mais gostarem. Um bloquinho com caneta tb sempre funciona bem.

      É bem frio sim ,mas não inviabiliza os passeios, basta estar muito bem abrigado. Minha sugestão é alternar no roteiro passeios externos com internos em um mesmo dia.

      Para fazer um bate e volta, minha sugestão sempre é Farellones, pois é a mais próxima e tem várias outras opções de diversão para um dia, além do esqui.

      Obrigada pela visita e aproveitem muito!
      Cinthia

      Excluir
  3. Olá Cintia, obrigado pelo retorno, o post de hoje (sobre transporte) era minha próxima pergunta, está excelente...valeu!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cinthia, já conversei com vc pelo blog e vou usar suas dicas para a próxima semana quando iremos, eu, marido e filho de 3 anos. Só uma coisa me preocupa, é que eu gostaria muito de conhecer o Valle Nevado e será um bate volta, pois eles não aceitam hospedagem de 1 dia, somente 3 e está caríssimo. Meu filho nunca enjooa em viagem, e estamos acostumados com as curvas de Minas. Sou eu é que enjoo às vezes em curvas. Vou tomar dramin. Vc acha que devo dar para ele também? É muito comum passar mal na estrada devido as curvas? Obrigada, Samara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samara!

      Para um bate e volta, aconselho ir a Farellones, que é mais baixa, consequentemente mais perto e são menos curvas para chegar lá (40 no total - seguidas e superapertadas!).

      É comum enojar sim, mas depende de tantos fatores... Minha filha costuma enjoar e não aconteceu nada com ela.

      Sugiro que você consulte o pediatra dele.

      Boa viagem!
      Cinthia

      Excluir
  5. Oi Cinthia!
    Estou empolgada com seu blog.
    Estamos planejando a 1a viagem com nosso pequeno para Santiago, quando ele tera um ano, em outubro/2014.
    A ideia é ficarmos 10 dias, alguns em Santiago e revezando com os passeios em cidades proximas. Vou ler com calma seu blog mas a ideia é fazermos td com tranquilidade e sem abusar do pequeno.
    Vc acha mta loucura esta idade para tal viagem?
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Obrigada pela visita!
      Esta questão da idade para viajar com as crianças é muito pessoal.... O que posso dizer para te tranquilizar é que Santiago é cheia de parquinhos lindos para dar um "refresco" às andanças com crianças, tem muitas atrações para toda a família se divertir, restaurantes sempre têm uma comidinha para elas e as papinhas, leiteetc vc encontra com muita facilidade nos supermercados.

      Escolheu um ótimo destino para começar!
      Qualquer coisa, é só perguntar.

      Abs
      Cinthia

      Excluir
  6. Oi Cinthia,

    Muito útil e legal seu blog...Parabéns!! Vou com meus filhos de 6 anos em julho...Vc tem alguma dica de agência de transporte seguro e confiável que nos leve para Farellones?
    Vi tbm que a pista é bem sinuosa, estou um pouco receosa...é muito perigosa?

    Obrigada
    Abs
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tania!

      Nunca usei nenhuma agência, mas nos posts sobre neve há indicações das principais agências.

      Neste outro aqui, tem a indicação de uma leitora, dá uma olhada:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/07/dica-quente-direto-da-neve.html

      A estrada é bem sinuosa (quem enjoa, melhor se prevenir), mas não é perigosa, pois nem dá para correr. Só acho melhor mesmo ir por agência ou algum motorista local, pois estão acostumados a dirigir na neve.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Oi Cinthia, obrigada pela resposta!!! A viagem está longe, mas assim que voltarmos te conto como foi....

      Obg
      Bj
      Tania

      Excluir
  7. Olá, comecei hj a ler o seu blog. Parabéns. Vamos no final de julho, 12 dias, com 2 meninas, de 6 e 3. Quero leva-las na neve, lógico...kkkk...mas, queria passar uma ou 2 noites, mas não em estação de ski, é caro e eu não tenho a menor vontade de esquiar. Olhei um pouco, sobre Farellones, q vc disse, Queria uma indicação de hospedagem. Como vou ficar vários dias, poderia ser até mais longe...só pra elas brincarem na neve e tal. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Aqui neste post tem a dica de uma leitora que se hospedou lá e gostou muito.

      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2013/07/espaco-viagem-do-leitor.html

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  8. Olá, sou eu, do post anterior. Amei a ideia de ir a Termas de Chillan de trem. Queria ficar em uma cabana. O que vc acha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana,
      Obrigada pela visita!
      Infelizmente não fiz este passeio, então, não tenho como opinar...
      Abs
      Cinthia

      Excluir
  9. Olá Cinthia,

    Muito legal o seu blog. Estou planejando uma viagem ao Chile (Santiago) em junho, mas estava preocupado por ter uma percepção de que o destino poderia não ser uma boa opção para crianças. Através do seu blog e de outras sites sobre Chile tenho descoberto muitas dicas e orientações que me fizeram perceber que essa viagem pode sim ser também muito legal para os pequenos.

    Obrigado por sua iniciativa...

    Abs.,
    Jeferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson!
      É um destino INCRÍVEL para pequenos e grandes! Vocês vão adorar!

      Obrigada pela visita e volte sempre :)

      Excluir
  10. Ola Cinthia,

    Parabens pelo blog! Planejo ir em Setembro com meu marido e minha filha de 1 aninho. Vi que tem os feriados dia 18 e 19..tenho do dia 13 a 28 para conhecer e queria saber se tambem da para fazer o roteiro para patagonia, o que me sugere?

    Abs

    diovana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diovana!

      Planeje bem sua viagem, entrando em contato com os locais que pretende visitar, pois este feriado é o principal do Chile e o país para!!!!

      Pessoalmente, acho meio pesada a Patagônia para um bebê, pois os passeios são mais "rústicos" ,mas é uma questão bem particular.

      Tempo dá, é só eleger prioridades.

      Excluir
  11. Boa tarde Cinthia

    É a primeira vez que entro no blog e fiquei feliz pois vou viajar para o Chile com minha pequena (05 anos) em Janeiro/15 e é a 1ª vez que ela sai para uma viagem longa e fora do Brasil. Gostaria de saber o que você acha do roteiro, para ela, iremos até Puerto Montt de avião e faremos de carro até Santiago em 12 dias. Nas estadias estão Puerto Varas, Pucon, Chillan. Gostaria de dicas suas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Minhas dicas baseadas no roteiro que fizemos pelo sul do Chile estão aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/05/roteiro-da-viagem-ao-sul-chileno.html

      obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Olá Cinthia,

    Parabéns pelo blog! Estou amando todas as dicas e esta então .... muito preciosa.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Parabéns pelo blog. Ótimas dicas. Queria saber se é melhor ir para o Norte ou para o sul do Chile com um bebe de 1 ano e 2 meses? E onde vc indica para comer um caranguejo gigante em Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!
      Acho estas escolhas bem pessoais, pois dependem de tanta coisa....Mas arrisco dizer que o Sul é mais tranquilo para crianças pequenas. O Atacama tem a questão da altitude e os passeios exigem mais caminhadas.

      Com relação à centolla, as dicas estão neste post aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2013/04/centolla-onde-comer.html

      Mas se vc for mesmo para o Sul, deixa para comer por lá, que é a "fonte" dela ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Olá Cintia. Meu filho queria muito ver neve. Iremos no começo de setembro. Vc acha q vale a pena ir? Vai ter neve suficiente?
    E parabéns pelo blog. Está ajudando muito no planejamento. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente tem até final de setembro. Vai tranquila!
      Aliás, a temporada já está começando este ano.
      Aproveitem!

      Excluir
  15. Olá Cintia adorei seu Blog.... eu meu marido decidimos ir pro Chile em novembro... e vamos com nossas duas filhas de 8 e 5 anos.... já ouvi de outras pessoas que viajar pro Chile com crianças não seria legal... e vendo seu blog fiquei muuuito feliz por ver que tem muita coisa pra fazer com as crianças.... inclusive visitar vinícolas.... estou usando tudo para me planejar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Flavia!!!
      Fico muito feliz, pois esta é a ideia do blog!
      Fizemos tanta coisa legal por lá juntos que quis dividir para incentivar mais famílias a irem!

      depois me conta!
      obrigada

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!