11 de março de 2013

MARÇO E ABRIL: ÓTIMOS MESES PARA VISITAR SANTIAGO


Viajar é sempre bom e quando a gente pode escolher a data, fica ainda melhor!

Pensando nisto, resolvi deixar uma dica aqui dos melhores meses para se visitar Santiago e arredores: MARÇO e ABRIL.
 
 
 
Verdes e lindas paisagens nas vinícolas em abril!
Vinícola Indómita - Valle de Casablanca
 
 
 

Mais uma vez, minha opinião pessoal e digo os porquês:


TEMPERATURA AGRADÁVEL

O verãozão em Santiago castiga os turistas: altas temperaturas, sol a pino e ar extremamente seco. Isto limita bastante os passeios, especialmente quem está com crianças, pois grande parte das coisas bacanas é ao ar livre.

Em março e abril, os termômetros começam a baixar:

Fonte: Weather Guide
  
Não se intimide com as mínimas no gráfico acima: elas acontecem de madrugada.
 
O início da manhã ainda é frio, mas, vai esquentando. Vale sair vestido “em camadas” para ir tirando as peças ao longo do dia. Pode não parecer, mas cachecol ou lenço são grandes aliados.

Santiago tem sempre uma enorme variação entre temperaturas mínima e máxima em um mesmo dia. Portanto, esteja prevenido!

Bons links para você acompanhar a temperatura estão aqui e aqui.

 

FIM DAS FÉRIAS ESCOLARES

No Chile, os estudantes voltam às aulas em março.

A partir daí, muda o cenário nas cidades turísticas, que ficam muito mais vazias e tranquilas 
 
Viña del Mar e Valparaíso, por exemplo, passam por mudanças radicais e é possível curtí-las muito mais, sem filas e sem a multidão nas praias.

 

VENDIMIAS (COLHEITA DE UVA)

Começam em março festas em diversas regiões para celebrar a época de colheita de uvas. 
 
 
 
Algumas vinícolas também oferecem tour em que você tem a experiência da colheita. IMPERDÍVEL para quem está com crianças!!!

 
Já falei sobre isto aqui.
 
 
 
A viña Casas del Bosque (sou fã!) – veja como foi nosso dia por lá, clicando aqui – tem esta opção. de passeio.

 
Este ano, o programa deles, chamado Harvest Experience, vai de 15/03 a 30/04/13, inclui degustação de vinho (o Sauvignon Blanc é sensacional!), passeio em carro puxado por trator (coloso), empanadas típicas chilenas (hummmm!) e, claro, a colheita – veja link aqui.


A vinícola fica no Valle de Casablanca, no caminho ente Santiago e Viña/Valaparaíso. Vale um pit stop!



E aí, não é mesmo uma boa época para ter uma viagem confortável e inesquecível? Aproveite o feriado da Páscoa que vem aí.

 

Bom, claro que isto NÃO VALE PARA QUEM PROCURA NEVE.
 
Neste caso, a viagem deveria ser programada entre julho e setembro – lembrando que a partir da segunda quinzena de agosto os preços começam a baixar ;)

46 comentários:

  1. Olá Cinthia
    Moro em Brasília e estou arrumando minha mala para ir amanhã para Santiago, vou ficar uma semana por aí...pesquisando pela internet a temperaturade dia é 24°C e de noite 11°C, na prática o que devo vestir de dia....
    Marcela
    marcelasgadelha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela,

      A variação é sempre grande no mesmo dia em qualquer época. O melhor é se vestir "em camadas" para ir tirando ao longo do dia. Algo tipo uma camiseta manga curta, casaquinho leve e talvez um mais reforçado. Lenço no pescoço sempre ajuda.

      Boa viagem!

      Excluir
    2. Olá Cinthia, estamos com uma duvida e acho que pode nos ajudar. Estou programando uma viagem a Santiago e arredores e dar uma esticada a Temuco e Pucon na segunda quinzena de maio quando temos ferias. A duvida é se meu bebe corre risco de adoecer pelo frio, ele estará com 1 aninho. Você que viveu no Chile pode por favor nos dar uma opinião? Te agradeço muitíssimo! Um abraço, Cátia Almeida

      Excluir
    3. Olá, Cátia,

      Isso infelizmente é impossível prever, afinal, não depende só do tempo, mas de muitas outras variáveis.

      O que posso te contar é minha experiência: em um ano, minha filha não pegou nem resfriado! ok que ela era maior, estava com 5 anos, mas acredito que o tempo seco não favoreça a proliferação de vírus, além disso, é frio, mas não há grandes variações de temperatura como no Brasil, portanto, é só se abrigar bem.
      Sugiro conversar com o pediatra dele para medidas perventivas.

      abs
      Cinthia

      Excluir
  2. Olá! Pretendo ir em fevereiro de 2015 para Santiago e arredores com uma criança de 8 anos. Essa época é boa? Estou com medo de terremotos e essas coisas da natureza...

    Adoro o seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!
      O tempo costuma ser bem agradável nesta época. Quanto ao resto, é completamente imprevisível, não tem período certo para acontecer....
      Aproveitem!

      Excluir
  3. Olá,

    Pretendo ir em março de 2015 para lua de mel, mas queria muito ver a neve... nessa época do ano fica impossível?

    ResponderExcluir
  4. Olá Cinthis, estarei em Santiago em Outubro...ainda faz frio? teremos neve nas estações? muito bom o blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Outubro já está começando a esquentar. Difícil ter neve.

      Excluir
  5. Oi Cinthis, irei ao Chile em abril. Esta é uma boa época para ir ao deserto de Atacama e ver as belezas de lá incluindo os geiseres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Foi justamente em abril que estive lá com minha família! Só alerto que no feriado da Páscoa costuma ficar bem cheio.

      Excluir
  6. Olá, bom dia! Já fiz um comentário em outro post seu! Sensacional o seu BLOG!
    Pensei em ir ao Chile em Abril. Pelo que li, Santiago é muito bom né? Poderia incluir um passeio até os Lagos ou é uma época ruim?
    Abraços
    Marcio Oeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcio!
      Obrigada pelos comentários! Abril é bom sim para Santiago e arredores (Viña, Valparaíso), mas para ir à região dos Lagos já fica mais arriscado, pois, com o fim do verão, começa a voltar a temporada de chuvas.

      Excluir
  7. Pensei em incluir algo além de Santiago. Atacama poderia ser mas com minha filha de 1 ano e meio fico com medo da altitude. Não poderia colocar Pucon pelo menos?
    Abraços
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei, é justamente o mês em que as chuvas começam a aumentar. Ainda não é no mesmo nível do inverno, mas a possibilidade existe. Diria que dá para arriscar, mas tem que estar prevenido em termos de roupas e sapatos impermeáveis.
      Com relação ao Atacama, minha filha tinha 5 anos quando fomos e não tivemos problemas. Apenas evitaria os passeios mais radicais em altitudes maiores.

      Excluir
  8. Olá! Estréie em Santiago do dia 12/03/2015 a 18/03 qual estilo de roupa e ideal colocar nas malas já que irei com criancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roupas mais leves durante o dia, mas sempre casaco para noite e comecinho da manhã. Como mencionei no post, a variação de temperatura é grande num mesmo dia, portanto, a dica é sair vestido "em camadas" - casacos que vão sendo tirados ao longo do dia e repostos no final.

      Excluir
  9. oi, estarei em Santiago em 25/04/2015 não tem mesmo como ver neve? nem um pouquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive em Santiago de 26 a 31/03/15, havia neve no vale nevado, pouca mas tinha... Levamos nossos filhos com 4 e 1 ano e meio... Eles se divertiram muito, fizeram o tradicional boneco de neve. Mas Santiago é muito mais do que neve, a cidade é muito bonita e cheia de atrativos, as crianças adoraram (e eu também, RSS) o zoológico, nunca tinha visto um tigre tão de perto... Em Vina del mar a orla é cheia de brinquedos...

      Excluir
    2. Estive em Santiago de 26 a 31/03/15, havia neve no vale nevado, pouca mas tinha... Levamos nossos filhos com 4 e 1 ano e meio... Eles se divertiram muito, fizeram o tradicional boneco de neve. Mas Santiago é muito mais do que neve, a cidade é muito bonita e cheia de atrativos, as crianças adoraram (e eu também, RSS) o zoológico, nunca tinha visto um tigre tão de perto... Em Vina del mar a orla é cheia de brinquedos...

      Excluir
    3. Estive em Santiago de 26 a 31/03/15, havia neve no vale nevado, pouca mas tinha... Levamos nossos filhos com 4 e 1 ano e meio... Eles se divertiram muito, fizeram o tradicional boneco de neve. Mas Santiago é muito mais do que neve, a cidade é muito bonita e cheia de atrativos, as crianças adoraram (e eu também, RSS) o zoológico, nunca tinha visto um tigre tão de perto... Em Vina del mar a orla é cheia de brinquedos...

      Excluir
  10. Muito legal o seu blog, estarei lá em abril e tenho certeza que vou me divertir muito. Estou um pouco apreensiva pois vou ficar em Santiago e é uma cidade muito grande. Que guia você me aconselha a comprar? Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marli!
      Pode ficar tranquila, Santiago é muito mais calma do que qualquer grande cidade brasileira...
      Um site que gosto muito e tem guia de Santiago à venda é o Matraqueando. Não é focado em crianças, mas certamente trará boas dicas:
      http://www.matraqueando.com.br/guias/o-barato-de-santiago

      Excluir
  11. Obrigada pela dica do livro, já comprei. É maravilhoso viajar bem informado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cinthia! Parabéns Pelo.blog. Vou para Santiago na quarta c minha esposa e será nossa primera vez lá... Ficarei de quarta até sábado, oq vc recomendaria fzer.para aproveitar bem esses três dias? Estarei na providência.em Santiago

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Cinthia.
    Vou à Santiago entre 30/03 e 06/04. Confesso que não estou achando tão fácil idealizar a mala rsrs. Cada blog que leio, apesar de algumas similaridades, parece ter aquele tanto de opinião pessoal (totalmente aceitável e óbvio) pq cada um sente menos ou mais frio.
    Mas outra curiosidade minha é a respeito dos horários em que amanhece e anoitece. Parece que nessa época já começa a amanhecer mais tarde e escurecer mais cedo. Saberia me dar uma noção dos horários? Já estou montando a programação do que pretendo fazer.

    Obrigada. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, estive em Santiago nesta mesma época durante o ano passado.
      Achei o clima muito agradável. De manhã eu saia com roupa de frio e ia tirando as camadas dura te o dia..rsss. A tarde, por exemplo, faz calor, a noite e de madrugada faz frio... Nas cidades litorâneas faz calo, no Valle nevado faz frio (mesmo que em santiago esteja muito quente).
      Consegui ver neve lá no valle, pouca neve, mas deu pra fazer o típico boneco com as crianças e eles amaram..
      Tudo lá é lindo, vale a pena fazer uma programação com carinho...
      Eu gostei muito, e acho que é imperdivel, o passeio ao valle nevado, a paisagem das cordilheiras é maravilhosa. Também não perdi a oportunidade de visitar o pacifico em Viña del Mar... Na cidade de Santiago tem muitos passeios bacanas a se fazer, eu gostei muito da troca da guarda do palácio La moneda e da visitação ao palácio.
      Alugamos um carro na Chilleans rent car e fizemos todos os passeios de carro.
      Eu amei o Chile, pretendo voltar mais vezes...
      Espero ter ajudado, boa viagem!��

      Excluir
    2. É isto, Caroline! Vestida em camadas, como falei no post. A temperatura varia muito dentro do memso dia.

      Excluir
  14. OI CINTHIA, PARABENS PELO POST. VOU VIAJAR NO DIA 1º DE ABRIL, GOSTARIA DE UMAS OPÇÕES DE LAGOS E LUGARES EXOTICOS PARA VISITAR FORA DA CIDADE DE SANTIAGO, MAS QUE DÊ PRA IR DE CARRO, TREM... ONIBUS, SE POSSIVEL, ME AJUDE. QUAL A TEMPERATURA NESTA ÉPOCA? FRIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio!
      como mostrei aí em cima no gráfico, a temperatura é ótima! sempre levando em conta que a variação de temperatura entre dia e noite é enorme em Santiago. É importante saírem vestidos "em camadas". o Cajon del Maipo pode ser uma possibilidade de passeio bonito nos arredores de Santiago.

      Excluir
  15. Otimo seu Blog.




    Ótimo seu Blog. Claro, obejetivo.
    estou planejando número de dias para Santiago agora, fim de março, inicio de abril. quanto dias me sugere?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma semana é bem razoável, Lina.
      Dá uma olhada nessa sugestão de roteiro aqui:
      http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/01/uma-semana-no-chile-com-criancas.html?m=1

      Excluir
  16. Oi queria saber do clima no mês de Abril estou pensando ir correr mas aproveitar uns dias também o que devo levar na mala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danny!
      Dá uma olhada no gráfico de temperaturas aí em cima no post ;)
      Pra mim, é o período mais agradável do ano.

      Excluir
  17. Oi, queria saber sobre o clima em Santiago em Março. E se é propício para ir a estações de ski.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Aline!
      Março pra mim é o mês mais agradável, pois já não está tão quente. As temperaturas vc pode ver no gráfico deste post.
      Mas não tem neve, é final de verão... A neve só volta em julho,

      Excluir
  18. Olá, irei em.Março dia 16, as árvores já estarão amareladas? Acho um charme...

    ResponderExcluir
  19. Olá, irei em.Março dia 16, as árvores já estarão amareladas? Acho um charme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emiliana!
      Não.
      Inclusive março é época de colheita de uvas e as vinícolas costumam oferecer passeios especiais para os visitantes participarem. Imperdível, aproveite!

      Excluir
  20. Olá chegarei dia 8 de março a noite e ficarei uma semana. Que tipo de roupas devo levar?

    ResponderExcluir
  21. Olá chegarei dia 8 de março a noite e ficarei uma semana. Que tipo de roupas devo levar?

    ResponderExcluir
  22. Olá chegarei dia 8 de março a noite e ficarei uma semana. Que tipo de roupas devo levar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katia!
      Como falei aí no post, sempre bom ter um casaco mais reforçado para manhã e fim da tarde, mas tem que saber que ele deve ser carregado durante o dia...
      "O início da manhã ainda é frio, mas, vai esquentando. Vale sair vestido “em camadas” para ir tirando as peças ao longo do dia. Pode não parecer, mas cachecol ou lenço são grandes aliados.
      Santiago tem sempre uma enorme variação entre temperaturas mínima e máxima em um mesmo dia. Portanto, esteja prevenido!"

      Excluir
  23. vou em abril eu gosto muito de usar bermuda em santiago em abril e possivel usar bermunda mim sinto.mais comfortavel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!