17 de dezembro de 2012

MUSEU PELAS RUAS DE VALPARAÍSO


Valparaíso é uma cidade cheia de surpresas, mas tem que se deixar seduzir, caminhar e fazer descobertas.

Já vi gente escrevendo que detestou a cidade e não volta nunca mais. Provavelmente deve ter ficado pela parte plana, que realmente não é muito atraente. Não pode ser arredio e se deixar intimidar por este primeiro contato.

Tem que subir o morro!
 
E os 15 ascensores superantigos estão lá para dar mais charme à subida. Veja minhas dicas sobre a cidade nestes posts aqui e aqui.

Uma das belas surpresas que Valparaíso reserva é o MUSEO A CIELO ABIERTO.
 
Uma área no Cerro Bellavista, com vinte murais idealizados por dezoito artistas chilenos, entre eles o renomadíssimo Roberto Matta (já falei dele aqui).
 
Foto: site Ciudad de Valparaíso
 



Foto: site Ciudad de Valparaíso

 
 
Foto: site Ciudad de Valparaíso
 
São literalmente enormes muros ao ar livre, inaugurados em 1992, na Pasaje Guimera, Subida Pasteur, ruas Rudolph e Ferrari - esta última é a rua da casa de Pablo Neruda, La Sebastiana, tendo disposição, dá para descer a pé - este percurso é puxado para quem está com crianças, pois é bem íngreme, não recomendo neste caso.
 
Mapa site Universidad Católica de Valparaíso
 

Quem vem da parte baixa da cidade, pode pegar o Ascensor Espíritu Santo, atrás da Plaza Victoria, que leva até lá. Aí sim, os pequenos podem se integrar melhor a este programa.

Aliás, uma dica para distraí-los é deixar uma câmera fotográfica nas mãos deles.

Um programa inspirador, que rende ótimas fotos, e é “de grátis”!

 

2 comentários:

  1. Oi Cinthia!
    Estou devorando seu blog para montar meu roteiro de viagem, estou amando. Parabéns!
    Estou com dúvidas em relação a Valpo... Sobre os ascensores, tem um para cada cerro? Devo pegar o Espiritu Santo para conhecer La Sebastiana e o Museo a Cielo Aberto? Em que ponto da cidade? e então devo tomar outros para conhecer os outros cerros?
    Obrigada
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika,

      Você pode subir por um deles e depois pegar um taxi lá em cima para ir de um para o outro - a av. Alemania passa por todos eles bem lá por cima. Se não, vc vai ficar subindo e descendo...

      obrigada pela visita!

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!