8 de fevereiro de 2012

ROBERTO MATTA, PINTURA CHILENA EM DESTAQUE

Voltando para a rota cultural chilena, não posso deixar de mencionar Roberto Matta, um destacado pintor surrealista chileno, cujo centenário vem sendo celebrado com exposições pela cidade de Santiago.

 Visitar uma exposição assim vale muito para quem gosta de ir além da superficialidade dos pontos turísticos e quer mergulhar um pouco mais na história e na cultura do país que visita.

Eu não conhecia Roberto Matta.  Tive meu primeiro contato com a obra dele no Museo Artequín (aquele museu que amo e apresenta arte às crianças), onde participamos de uma oficina baseada em um de seus quadros e todos adoramos. Veja os posts aqui e aqui.

Até ganhamos botton pelo "feito"!



"Encontrando a vida" nos nossos cubos inspirados


Aliás, os cubinhos com nossos sonhos, que fizemos com base na obra “Abrir el cubo y encontrar la vida”,  ganharam lugar especial em casa, esperando para serem abertos em 2016!

Nossos cubinhos na estante da sala brasileña


 “Abrir el cubo y encontrar la vida”

Em seu período surrealista, o mais marcante da carreira, sua obra foi baseada em sonhos. Mais tarde, interessou-se pela natureza e o universo. Passou a maior parte do tempo fora do Chile. Foi em Paris que conheceu Salvador Dalí e foi convidado a integrar o movimento surrealista que surgia naquela época.

Serie "Don Quijote V"



"La Ajenidad"

Bom, estou colocando este pano de fundo, para dizer que algumas exposições estão acontecendo em Santiago em homenagem a Roberto Matta e em lugares lindos, dentro do circuito turístico:

- Matta 100 imperdível, no lindíssimo e imponente Museo Nacional de Bellas Artes

Dica: o Parque Forestal, bem em frente ao museu, tem um parquinho fantástico para entreter as crianças enquanto os adultos podem se revezar na exposição.




 - Matta Centenario 11-11-11 – no Centro Cultural do Palácio de la Moneda.

Este Centro Cultural, no sub-solo do Palácio, é bem bacana e sempre oferece atividades ou exposições para crianças.  Visitamos exposições muito legais para crianças lá, como a deste post aqui.

Imagem: blog Zancada

Quer conhecer um pouco mais Roberto Matta?

Clique aqui e aqui, este último, uma versão para crianças do fofo site Chile para niños.


Mais informações sobre as exposições

Até 04/03/2012

Terça a domingo: 10:00 às 18:50 h.
Entrada: $600 (cerca de R$ 2,40)
Mais detalhes, clique aqui


MATTA: Centenario 11-11-11
Até fevereiro/2012

Terça a domingo:  9:00 às  19:30h
Entrada $1000 (cerca de R$4)
Gratuita de segunda à sexta até meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!