26 de março de 2013

VALLE DE ELQUI: PAISAGENS PARA GUARDAR NA MEMÓRIA

SURREAL!!! 

Difícil encontrar palavras para descrever esta região, que fica no Norte do Chile, a cerca de 500 km de Santiago.



Minhas fotos amadoras não fazem jus à beleza do lugar... E olha que tirei muitas, porque fiquei deslumbrada!



Já tinha ouvido falar muito superficialmente, mas foi a indicação empolgada de uma amiga que me levou até lá.  Fiquei com gosto de ‘"quero mais"... Gracias pela dica, Ju!


Bom, vamos aos principais atrativos:


RUTA DEL PISCO
A região é famosa pela produção de pisco, aguardente de uva, que é a base para o pisco sour, bebida deliciosa e típica do país, a “caipirinha chilena”.

Todas as destilarias estão lá e promovem tours explicativos, com degustação e lojinhas no final, assim como as vinícolas. 

Inclusive há uma linda cidadezinha com o nome de PISCO ELQUI.


Contraste verde x deserto na praça de Pisco Elqui


GOOD VIBES
Tem também uma aura mística, em função da energia do local (entendo nada disto...), e há vários lugares para meditação, yoga e massagens ao longo da estrada.


CÉU INCRÍVEL  E OBSERVATÓRIOS
O céu é limpíssimo, como o que vimos no Atacama, com estrelas que parecem chegar até o chão por todos os lados (parece um cinema 360°, nem sei se isto ainda existe, mas eu amava...).
Por esta razão, há vários observatórios, alguns abertos a turistas. Nós fomos com Sofia e foi muito legal! Conto logo tudo!
 
CONTRASTE ABSURDO DE PAISAGENS
O que mais chama a atenção na região é o contraste de paisagens ao longo da estrada, que começa com vales e montanhas verdinhos, aos poucos, invadidos por desertos (lembre-se que estamos seguindo em direção ao Deserto de Atacama).
 
Rio Elqui



Depois, por intervenção de irrigação artificial para plantação de parreiras, o cenário fica misto:
vales verdes aos pés de montanhas desérticas, cheias de cactus. Tudo lindo demais!!!










CULTURA
O Valle de Elqui abriga a cidade de VICUÑA, onde nasceu a poetisa Gabriela Mistral, primeira pessoa a receber o prêmio Nobel na América Latina.
Então, muita coisa gira em torno dela: tem museu, seu túmulo, a destilaria com o nome Mistral.  Aliás, parênteses: um amigo chileno disse que este é o melhor pisco hoje. Fica a dica ;)

A estrada (Ruta CH-41), que desvenda todas estas maravilhas, também leva o nome dela. 
Aí, é seguir em frente e ir parando pelo caminho sem destino certo.




Ainda tem mais Valle de Elqui. Ao final da série, prometo um post resumo com nosso roteiro.


Um comentário:

  1. Fiquei muito contente em saber que voce seguiu minhas dicas e explorou esta regiao tao linda, quase um "segredo" para nos brasileiros. Pisco Elqui eh um lugar magico mesmo. Possivelmente um dos mais belos que ja visitei em toda a minha vida (e olha que ja viagem bastante). Vale muito a pena visitar as destilarias de pisco! Lembro que comi uma perna de carneiro num restaurante la perto. Ate hoje lembro do gosto daquilo, daquela paisagem...enfim, da pra se perder e se encontrar em tanta beleza! Beijao! Juliana (Moreira) Bainum

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!