3 de outubro de 2011

SANTIAGO: UM MUSEU ONDE A REGRA É MEXER EM TUDO!

Como os posts anteriores me levaram a Santiago, vou continuar na cidade. Depois, volto para Viña e ainda tem Valparaíso.

Já estava ansiosa para contar os passeios favoritos da Sofia na cidade: o Museo Interactivo Mirador e o Zoológico.

Santiago é uma cidade linda! O bom de estar por aqui é que dá para ir com frequência e, cada vez, explorar uma região diferente: assim como São Paulo, a cidade tem muitas ‘caras’: alternativa, moderna, luxuosa, sempre tendo a incrível Cordilheira como pano de fundo.

Portanto, Santiago para nós é uma história ‘em construção’, vou contando aos poucos, pois sempre que possível estamos voltando para lá e conhecendo novos lugares.

A rede de metrô é ótima; só cuidado com a hora do rush, caímos nessa: os trens vão chegando e é um tal de ‘ninguém entra, ninguém sai’! A cidade é bem plana, boa para caminhar e descobrir parques e praças pelo caminho. Partilho daquela máxima de que o importante é o caminho!

Bom, quem faz a ‘curadoria’ dos passeios aqui é a Sofia. Assim, começo pelo programa favorito dela (depois da neve, claro!): Museo Interactivo Mirador.

Para se ter uma ideia do quanto ela gostou, o MIM ganhou até do parque de diversões Fantasilandia, que é pura brincadeira.


Inaugurado em 2000, é o museu mais visitado do Chile, com uma fórmula que já aparece em vários lugares do mundo: aprender brincando e mexendo em tudo.

O MIM conta com diversão para crianças de todas as idades, mas o primeiro andar, mais ligado à arte, música e mecanismos físicos (bolhas de sabão gigantes, por exemplo) foi o que mais agradou a pequena de 5 anos.
O segundo andar me pareceu mais adequado a crianças mais velhas, tratando de temas como o sistema solar, cérebro e energia – ela não gostou, voltou correndo para repetir tuuudo no primeiro...

Piano, como o do filme 'Quero ser grande': toca e acende com os pés


















Todas as atrações têm instruções por escrito e os devidos ‘porquês’ das coisas. Além disso, há muitos monitores simpáticos à disposição.

Tem ainda o Explora  MIM  Mundo (foto ao lado) um espaço para os pequenos de até 5 anos, cheio de brinquedos, livros e atividades em computador, que Sofia adorou.

Do lado de fora, tem dois parquinhos de diversão, indicados por faixa etária, com brinquedos muito diferentes e o visual da Cordilheira ao fundo.
Além de uma instalação com centenas de fios plásticos pendurados, onde se pode entrar e começar a inventar brincadeiras.





É programa para o dia inteiro e os adultos se divertem muito também!




 Dicas
·         Chegue cedo: depois do almoço, encheu muito no dia em que fomos, um domingo, e fica difícil até conseguir comprar água na cafeteria.
·         Atividades extras devem ser agendadas. Assim que chegar, dirija-se ao balcão da entrada para ver as atividades disponíveis e inscrever a criança, pois tem cinema 3D e oficinas muito legais e as vagas são limitadas. Tem uma oficina, por exemplo, de tipografia, ambientada em uma gráfica antiga, que me pareceu muito legal para crianças que já escrevem. Para estas atividades extras, o museu indica a faixa etária.
·         Comida: para almoçar, tem lanchonete e restaurante self-service no prédio logo ao lado. Escolhi a lanchonete e me arrependi: o hambúrguer era muito ruim!!!  Seria melhor e mais saudável ter seguido a opinião do meu marido e optado pelo restaurante. Tem também uma cafeteria para itens básicos dentro do museu.
·         Carrinhos de bebês e cadeiras de roda estão disponíveis gratuitamente.

Como chegar
Nós usamos o metrô, mas recomendo ir de carro, pois fica em uma área mais afastada da cidade e tem que andar muito da estação ao museu. Tem estacionamento dentro do museu, grátis (sim, aqui ainda não se paga estacionamento em boa parte dos lugares!).
Preço
É um ponto que vale ressaltar é o preço: paga-se cerca de R$10 para criança e R$ 15, adulto. O Chile, no geral é assim, atrações culturais de primeira com preços muito acessíveis.


Sofia está fazendo uma listinha de lugares para levar os primos quando vierem visitá-la e o MIM está no topo, portanto, já sabem por onde começar!



Dá uma olhadinha no site antes de ir, pois sempre tem atividades diferentes: www.mim.cl


MUSEO INTERACTIVO MIRADOR
Endereço: Av. Punta Arenas, 6711, La Granja
Metro Estación Mirador, línea 5
Horário                Fecha às segundas.
                           Setembro a abril : terça a domingo e feriados 9:30h -18:30h
                                 Maio a agosto: terça a sexta  9:00h - 17:45h /Sábado, domingo e feriados 9:30h - 18:30h
                                  A bilheteria fecha 1 hora antes do encerramento

Preços  (pesos)      Crianças $2.600 / adultos $3.900 – às quartas, metade do preço

29 comentários:

  1. Completãaaao!!amo suas postagens,amooo de paixão!
    Bom,como vc ja percebeu,acho que em breve a gente deve ser conhecer ai no Chile,rss..está nos meus planos um retorno a esse pais que eu amo demais,e dessa vez espero poder conhecer Vina e Val..estou ansiosa por suas dicas de lá,ou melhor..daí!!rsss..
    Obrigada pela força la na campnha do blog!Beijos e uma otima semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito , perfeito perfeito!!!! Cinthia você já tem twitter???

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, queridas!

    Érika, ainda não tenho twitter, acabei de chegar na blogosfra e confesso que não tenho muita paciência para ele...mas eu chego lá!

    Coloquei no blog agora um acompanhamento por email.
    Bjs e obrigda
    Cinthia

    ResponderExcluir
  4. Que museu legal!
    Em Julho/2012 devo ir com minha filha de 5 anos, e este passeio ela vai amar.
    Estou adorando seu blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar mesmo,Idamila!

      Estivemos lá mais de uma vez e minha filha sempre queria repetir. Levou o primo de 4 anos, que amou também e toda a família se diverte!

      Ótimo programa para essa época de frio que vc vai.
      Aproveitem e obrigada pela visita!

      Cinthia

      Excluir
  5. Tô adorando as dicas... não vou levar meu filho pois se trata de uma viagem de lua de mel, mas eu e meu marido adoramos programas infantis, parque coisa assim e com certeza vou visitar esse museo.Chegou a ir na Fantasilandia?

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse museu, as crianças devem fazer a festa! rs

    Abraço,
    Diego

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem! To indo semana q vem e meu filhote vai amar. Já coloquei na programação da família

    ResponderExcluir
  8. Excelente dica Cinthia. Com certeza levaremos nosso filho para lá, neste início de julho.
    Vc poderia me passar a dica de como chegar usando metrô?
    Parabéns,
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metrô Mirador línea 5.
      Depois, tem que dar uma boa caminhada até lá. Sugiro pegar um táxi do metrô se seu filho for pequeno.

      Abs
      Cinthia

      Excluir
  9. Obrigado.
    Ele ficará superfeliz com a programação que montamos com grande ajuda sua!!

    ResponderExcluir
  10. Cinthia, estou amando seu blog! Já conheço Santiago e arredores, já estive aí três vezes, inclusive quando minha filha tinha 11 meses, mas como era casamento de um primo que mora em Santiago, acabamos não passeando muito. Mas agora em setembro de 2012 iremos com minha pequena, que está com 3 anos e meio, e suas dicas estão me ajudando demais na preparação de nosso roteiro com nossa pequena viajante! Posso te dizer que é o melhor blog de viagem com criança que já acessei, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Míriam,

      Fico muito lisonjeada com seus elogios!
      Qualquer dúvida, é só dizer.
      Cuidado com setembro, pois é o mês das fiestas pátrias: feriado dia 18 e tudo para! Por outro lado, tb é bom, pois há grandes ofertas e liquidações e vc vai ter a oportunidade de ver o que é um povo patriota!

      Bjs e superobrigada!
      Cinthia

      Excluir
  11. Cinthia, há pontos de taxi no local? Minha filha tem 01 ano e não dá para ir de metrô, já que a estação é longe.

    Bjs, Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Renata,
      não me lembro de ter visto pto de taxi por lá.

      melhor perguntar no site do museu ou já combinar com algum taxista antes.
      bjs
      cinthia

      Excluir
    2. oi Renata,
      não me lembro de ter visto pto de taxi por lá.

      melhor perguntar no site do museu ou já combinar com algum taxista antes.
      bjs
      cinthia

      Excluir
    3. oi Renata,
      não me lembro de ter visto pto de taxi por lá.

      melhor perguntar no site do museu ou já combinar com algum taxista antes.
      bjs
      cinthia

      Excluir
  12. Realmente o MIM é imperdível! Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. O MIM é fantástico, tenho uma filha de 9 anos e meio e outra de 1 ano e 10 meses, as duas ficaram maravilhadas! Obrigado por compartilhar essas informações.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Já estivemos em Santiago na nossa lua de mel e agora voltaremos com os filhos, um de 5 anos e o outro que estará com 9 meses em fev/2015. E como a programação vai ser para eles, estamos usando suas dicas para montar nosso roteiro. Você acha melhor pegar um taxi para ir do hotel (Ibis Providência) até o MIm ou vamos de metro e depois um taxi da estção ao museu? Obrigado, Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito mais de vocês! Com um bebê, eu pegaria um táxi direto. O importante é saber que se optarem pelo metrô, é melhor pegar um táxi quando chegarem lá, pois já fiz este trajeto caminhando é muuito longe e deserto.
      Boa viagem!

      Excluir
  15. Olá Cinthia!!!!!
    Antes de mais nada gostaria de agradece-lá e parabeniza-la por dividir tanta coisa conosco, seu blog é simplesmente demais e está nos ajudando muito na montagem do nosso roteiro.
    Estivemos em Santigo em 2011 e estamos voltando agora em maio 2016 com o nosso pequeno de 1 ano e 9 meses para comemorarmos nosso aniversário de casamento e o dia das mães. Vc acha que apesar da pouca idade ele irá curtir esse museu? Outra coisa, o Uber funciona aí? Pensamos em utilizá-lo para ir ao museu.
    Muito obrigada
    Beijos
    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Até tem uma área para pequeninos, mas ir até lá só por conta disso acho que não vale a pena.
      A família toda vai aproveitar mais os parques ao ar livre como Bicentenário e o Bicentenário de la Infancia.
      Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  16. o que voce sugere fazer na 2 feira, ja que muitos lugares estao fechados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra algumas sugestões aqui:
      http://chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/11/segunda-tudo-fecha-o-que-fazer.html

      Excluir
  17. Estou adorando seu blog flor! Tenho 3 filhos. ..2 8 e 10 anos! Pretendo fazer essa viagem de carro. ..rsrs...e quero tb ficar em camping pra nós conhecemos tb....Já viajei várias vezes pra região di sul, RJ Búzios. ..adoro viajar de carro e já mandei convite para fz parte di grupo, pra ter mais informação. Pretendo viajar dezembro 2016 A família Hibi agradece!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!