28 de setembro de 2011

DEGAS: DE SÃO PAULO PARA SANTIAGO

Fim de semana passado foi de passeios muito legais em Santiago, com um tempo ensolarado maravilhoso.

Tirando o apagão de sábado à noite, que deixou 10 milhões de pessoas às escuras e nos ensinou que uma lanterninha tem que fazer parte da bagagem, foi tudo ótimo.
O evento cultural mais comentado no momento é a exposição de esculturas de Degas no lindo e imponente Museo de Bellas Artes.
Agora, adivinhem de onde vieram as obras? Do MASP!!! E só fomos conhecê-las aqui, longe de casa...
A exposição é linda, com 73 esculturas, entre elas a famosa “Bailarina de quatorze anos”, que exploram sua busca em capturar movimentos com exatidão.


Fiz o ‘dever de casa’ direitinho, pois sabemos que entreter crianças em museus não é muito fácil... Olhei o site antes, mostrei para Sofia e fiz a inscrição dela em uma oficina para crianças, Pequeño Degas’, que abordaria o movimento das esculturas apresentadas. Toda a família devidamente no clima!
Só que, ao chegar lá, aquele horário da oficina não existia mais e, pelo jeito, há muito tempo: o site deles estava desatualizado! O que mais ‘adoro’ neste momento é a ‘simpatia’ de atendentes que insistem estar com a razão, com aquela atitude de ‘Como você não sabe? Já é assim há muito tempo...’ argh!
Bom, o resultado foi frustração da pequena. A cara diz tudo! A exposição durou para ela uns dez minutos, até imitou poses de algumas esculturas de bailarinas, mas logo quis sair.

A sorte é que tem um parquinho enorme bem em frente ao museu, no Parque Florestal, e lá foi ela com o paciente pai, enquanto eu acabei de ver a exposição.

Para compensar, na lojinha do museu, encontrei este livro muito legal (nada a ver com a exposição), que a criança tem que ‘ler’ com os olhos fechados, passando o dedinho pelos relevos e inventar a história.
Bom, acidentes de percurso à parte, para quem estiver por aqui, a exposição vale a pena e vai até 30/10/11. Uma excelente oportunidade para conhecer o Museo de Bellas Artes, que é maravilhoso.
Este é o site com as informações (tem várias outras atividades para adultos também, além de visitas guiadas):  degasenchile.cl   Lembrando que o Taller Pequeño Degas, só acontece ao meio-dia!
EXPOSIÇÃO DEGAS ESCULTOR
Museo Nacional de Bellas Artes
Parque Florestal s/nº
Metro Estación Bellas Artes, Línea 5
Horário           Terça a domingo
                        10:00 às 18:50h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!