4 de dezembro de 2013

HOSPEDAGEM ALTERNATIVA: SINTA-SE “LOCAL”!


Recentemente, tive uma experiência diferente em uma viagem a Buenos Aires:
Aluguei um apartamento por uma semana, através do site AirBnB.  Adorei!

Claro, que há prós e contras e cada um tem que avaliar o que pesa mais para seu estilo de viajar.

Eu, que particularmente nunca fui muito “amiga” deste tipo de hospedagem, me rendi e achei uma excelente relação custo-benefício!

Em Buenos Aires, especificamente, a grande vantagem foi ficar em um bairro bacana (Palermo Botânico), por um preço muito inferior ao de um hotel médio no centro da cidade.
Para terem uma ideia, o único hotel da região, o Awwa, que ficava na rua de trás, custava três vezes mais, sem café também.

Para famílias maiores então, é excelente, sai muitíssimo mais barato do que qualquer hotel!

Eu ainda tinha resistência quanto à confiabilidade do sistema, mas a intermediação do site dá garantias tanto para o dono do apartamento quanto para o hóspede: o dinheiro só é liberado para o dono quando você entra. Por outro lado, fazem uma pré-autorização de um valor no seu cartão, que é anulada quando você entrega o apartamento no final e o dono diz que está tudo ok. 
No site, você encontra comentários de outras pessoas que passaram por lá, tipo Tripadvisor.
 

Minha visão muito particular sobre prós e contras de alugar um apartamento

 
PRÓS
 
CONTRAS
 
Sentir-se “local”!
 
 
Ser “local”: neste caso, tem o lado não tão bom que pode ser vizinhança, barulhos e afins…Encarei uns “vizinhos” argentinos fazendo churrasco e cantando na madruga, velhinhas que falavam alto…
 
 
Possibilidade de se hospedar em bairros bacanas a baixo preço. Para mim, o PRINCIPAL.
 
Não tem café da manhã, mas além de comprar unas cositas, pode-se aproveitar os cafés da região (dependendo de onde esteja). Também dá para pedir comida.
 
 
Estar “em casa”, com sofá, TV a cabo, wi-fi. Com crianças, esta sensação é bem boa!
 
Sem arrumação e limpeza – você precisa “dar um tapa”. Aliás, o conceito de limpeza é bem particular, é preciso vista grossa para algumas coisas...
 
 
 
Momentos de tensão na entrada e saída, pois você combina com o dono e espera que ele cumpra os horários. Não tive problemas…
 

 
Dei uma olhadinha em Santiago e encontrei ótimas opções – clique aqui.

Bons bairros para você procurar em Santiago (com metrô e bons restaurantes próximos): Las Condes (meu favorito), Providencia, Bellavista.



Viña del Mar, que já é mais difícil para hospedagem, também tem boas opções – veja aqui.

Em Viña, fuja do Centro também!  Com criança, dê preferência à área próxima à orla (para ter uma referência, as ruas são numeradas 5 Norte, 6 Norte e assim vai): muitos parquinhos e excelentes resturantes. Como não rola pegar uma praia por lá (água extremamente gelada!!!), acho que não vale a pena ficar nas mais afastadas, Reñaca e Con-Cón.


A Karla, do blog Cariocando por Aí, usou o sistema um pouco antes (o que me incentivou muito!), também em Buenos Aires. A experiência dela está aqui.

Enfim, usei e recomendo! Vale dar uma espiada na sua próxima viagem ;)

 

P.S.: Para quem está pensando em ir a Buenos Aires, curtir os programas recomendados pela Fernanda Paraguassu, do livro e blog Buenos Aires para Niños, o apartamento em que ficamos, em Palermo Botanico, cai como uma luva! Link para ele aqui.

 

 

 

9 comentários:

  1. Bacana o seu relato e o seu ponto de vista, Cinthia. Eu também adorei alugar um apartamento pelo AirBnb e certamente vou repetir a dose.
    Que bom que você gostou da experiência... e eu ainda tive um "dedinho" de participação! rs
    Obrigada por mencionar o Cariocando. ;)

    Beijos,
    Karla :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Um "dedinho" só não, foram os dez!!! Tirei todas minhas inseguranças com vc! Sem contar todas as outras dicas práticas que usei da sua viagem.
      Valeu demais e obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir
    2. Poxa... fiquei super feliz ao ler seu comentário! :) :)
      Feliz por ter atingido o objetivo ao escrever sobre a nossa experiência, que é sempre ajudar!
      Conte sempre comigo! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Descobrimos o airbnb numa viagem pra Europa e agora só viajamos assim, alugando apt. Fica MUITO mais barato, pq geralmente os hotéis não incluem café da manhã, então vc faz seu próprio. Tb costumamos fazer o jantar em casa, o que deixa mais barata a viagem. e quem viaja com crianças sabe que elas estranham muito temperos diferentes. Só uma dica: prefira os apt. com comentários de outros hóspedes e leia-os com atenção. Isso já dá uma segurança. Nunca tivemos problema.
    Em Santiago, alugamos fora do airbnb, no Amistar Huerfanos e gostamos. Não foi nota 10, mas daria 7 ou 8... Tenho comentários sobre nossas experiências no Tripadvisor como Leows. Abs.

    ResponderExcluir
  3. não conheço o chile e nem falo espanhol mas to querendo levar meu filhote para ver a neve ... mas tenho pucos dias de 03 á 9 de julho quero saber se tem neve, se tem estação de esqui aberta, onde posso ficar? lugares alternativos( baratos) e próximos de lugares onde posso levar meu bebe... essas coisas . obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não se preocupe por não falar espanhol, eles adoram brasileiros e se esforçam muito para entender. Além disso, normalmente as estações são dominadas por brasileiros.

      Vc precisa escolher se vai se hospedar na própria estação (lá no alto da Cordilheira) ou na cidade - não é pertinho, não. Farellones, que é a mais baixa, fica a cerca de 2 horas de Santiago em uma estradinha bem sinuosa e cheia de neve.

      Se vc não tem intenção de esquiar, só brincar, talvez valha a pena um bate-volta a uma estação e dedicar o resto do período a conhecer a cidade.

      Quanto à neve no começo em julho, normalmente tem, mas é natureza... não dá para ter 100% de certeza. Julho também é altíssima temporada, difícil achar algo mais em conta. A partir da 2a. quinzena/agosto, os preços começam a cair.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. quero saber um pouco mais sobre o mal da montanha , pois meu filhote tem asma é leve mas fico preocupada, só vale pra alpinistas ou pra quem vai dormir nas montanhas? ou pra quem vai passar os dia tmb? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para ter mais segurança, sugiro a estação de Farellones, que é bem mais baixa e, por isso, oferce menos risco de problemas.
      No mais, sugiro conversar com o pediatra dele para orientações.

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!