15 de setembro de 2011

VIVA CHILE! FELIZ 18!

Começo o blog em setembro, um mês muitíssimo festejado no Chile por dois motivos: a chegada da primavera, que muda a paisagem e vai mandando o frio embora, e as  fiestas patrias, em comemoração à independência do país, no dia 18.

Este ano, o recente acidente com o avião da força área, que tirou a vida de pessoas muito queridas aqui, ofuscou um pouco do brilho das fiestas. Descobri também que é um povo bem passional, que não nega a origem latina. Mas o chileno tem um orgulho tão forte de sua pátria, sua história e suas raízes culturais, que certamente dará a volta por cima. 
Aliás, isto me leva de volta às fiestas patrias: confesso que, como brasileira, fiquei com um pouco de inveja, quando vi o que acontece por aqui, não só nesta época, como em outras datas importantes para a história do Chile.

A bandeira e suas cores estão por todo o lado. Edifícios residenciais possuem mastro e hasteiam a bandeira. As vitrines das lojas também são invadidas. Eles promovem churrascos (parrillas) para festejar a data. Nas escolas, onde o ano todo já são tratados assuntos regionais (mesmo no jardim da infância, onde Sofia estuda), as crianças aprendem fatos históricos e a dançar a tradicional cueca.
As pessoas enchem a boca para falar: ‘É o nosso mês, temos que comemorar!”e desejam uns aos outros: “Feliz 18!”.  Todos conhecem e têm orgulho da história chilena!
Resumindo: um clima que só tinha visto antes no Brasil em época de Copa do Mundo. Certamente poderíamos fazer muito melhor do que querer saber se vai dar praia no feriado...


O comportamento do chileno é reflexo de sua educação, pois todos estes valores são transmitidos através dela. Um povo de nível cultural elevado é mais exigente e mobilizado socialmente, vide a recente luta dos jovens por uma educação ainda melhor.  Nós brasileiros aceitamos muitas coisas como normais que, agora, experimentando outra realidade, vejo que seriam inaceitáveis. Sem dúvida, cultura e educação são a base para todo o resto que vem depois.

Bom, mas, aqui, vamos tratar de assuntos leves. Só fiz questão desta introdução porque achei um contraponto cultural realmente forte, considerando o padrão brasileiro a que estou acostumada.  Tem sido uma experiência muito rica!

O fato é que, durante este período, Sofia (e eu na carona), foi apresentada a Violeta Parra (grande folclorista, cantora, poeta, artista plástica), ao pianista Claudio Arrau, a lendas chilenas, conheceu as casas de Pablo Neruda e é uma exímia dançarina de cueca - com uma certa ginga carioca, é claro, e sapatos da Minnie porque não se pode acertar todas...
Aliás,  Violeta Parra merece uma atenção especial. Fiquei fascinada com a história de vida dela (está passando um filme nos cinemas aqui, ‘Violeta se fue a los cielos’) e com seu multifacetado talento: poeta, cantora, pintora, bordadeira de lindas tapeçarias, que chegou a expor no Louvre. Tem uma exposição permanente dela no Centro Cultural Palácio de la Moneda, em Santiago. Ela é autora de músicas que eu conhecia na voz de Mercedes Sosa e confesso que até achava meio chatas, mas aprendi a amar com estas versões modernas que encontrei no youtube: Gracias a La vida (vários cantores para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto) e Volver a los 17 (com Mercedes, Chico, Caetano, Gal e Milton Nascimento, todos novinhos).
Para fechar este post, um desenho da Sofia com a interpretação dela para 'Volver a los 17':
O ‘musguito en la piedra’ virou o ‘o mosquito na pedra’...hahahha. 
 Louca de orgulho da minha pequena!!!

7 comentários:

  1. Nossa, Cinthia! Quanta coincidência!
    Seu marido é Adido aí? Vc tb já morou em Natal? Caramba, que legal! Esse mundo é muito pequeno mesmo!!!
    Divulguei seu site lá no meu blog!
    www.cariocandoporai.blogspot.com
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia! acabei de cair aqui no teu blog por indicação da Karla.Adorei o blog!!Eu amo o Chile,tenho um filho da mesma idade que a tua menina,e fiquei louca por este país desde que fui la com meu marido e filho! Ainda cogito a possibilidade de passar um tempo morando por ai,mas meu marido que não curte a ideia,rss..
    Vou linkar teu blog la no meu,ok??
    Beijos !!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintia, achei legal o post, mas ouvi dizer que os chilenos sinalizam a bandeira de seu país, por que o governo pede.Não sei se é verdade.
    bjos
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      Pode até ter começado assim em algum momento, mas o que vivemos lá, deu para ver quer era espontâneo e havia muito orgulho da parte do povo.
      Lojas e supermercados ficam cheios de enfeites nas cores da bandeira, as escolas se enfeitam e promovem danças típicas, todos fazem churrascos pelo 18 de setembro (fomos a uns 3). Não tem nada de imposição não e foi muito bonito vivenciar este clima que só vejo no Brasil na copa do mundo.

      Bjs
      Cinthia

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!